Para realmente entender o escopo de uma vaga, conversar com os gestores e explicá-la por escrito pode ajudar. E muito!

Durante o processo de recrutamento, você terá melhores chances de atrair grandes talentos para a sua empresa se a descrição de cargo da vaga em questão estiver bem feita, objetiva e focada nos principais pontos da posição.

Abaixo, reunimos algumas dicas dos consultores da Michael Page para que você veja como escrever uma descrição de cargo interessante e completa.

Três pontos importantes para a descrição de cargo

Quando forem elaborar as atribuições e requisitos necessários para o preenchimento de uma vaga de emprego, gestor e RH devem ter em mente que o funil de seleção começa justamente por uma boa descrição do cargo.

Para tal, é essencial prestar atenção nos três pontos a seguir:

Atração de candidatos

Descreva o cargo e o histórico operacional exigido, visando atrair uma resposta de um candidato interno ou externo para a vaga. Seja claro, objetivo e específico. As chances de erro irão diminuir.

Aqui, a ideia é receber uma menor quantidade de currículos, porém com profissionais mais qualificados para exercer a função.

Definição do cargo

Para que o candidato que for exercer o cargo tenha um ponto de referência sobre suas responsabilidades e nível de desempenho exigido, especialmente no momento de avaliação ou de uma possível promoção, a descrição deve alinhar as expectativas e mostrar os principais objetivos e metas da posição.

Leia também: o que considerar no momento de contratar um Diretor Financeiro ou CFO?

Dessa forma, o profissional pode avaliar o quão bem ele se encaixa nos requisitos da vaga, evitando uma candidatura precipitada.

Referência de gestão

Para entender o escopo e o nível de responsabilidade esperado para a vaga, é fundamental incluir os cargos de gestão para o qual o candidato irá se reportar, caso passe no processo seletivo.

Esta atitude torna a vaga mais clara e mostra para o profissional quais desafios ele terá que enfrentar.

Como escrever uma ótima descrição de cargo?

Uma descrição completa e eficaz da vaga precisa ter todos os tópicos abaixo:

• Nome do cargo;

• Qual a posição do cargo dentro da equipe, departamento e negócio;

• A quem o cargo é vinculado e outras principais interações;

• Principais áreas de responsabilidade e os resultados a serem entregues;

• Objetivos a curto, médio e longo prazo;

• Espaço para desenvolvimento e promoção;

• Educação e treinamento exigidos;

• Habilidades e características de personalidade necessárias para obter excelência;

• Exigências de viagem e localização;

• Faixa de remuneração e benefícios disponíveis;

• Transmitir a cultura e a identidade da empresa.

Erros que devem ser evitados ao criar uma descrição de cargo

Usar a terminologia interna

Seu banco de dados de CRM (gestão de relação com o cliente) pode ser conhecido por toda a empresa como "banco de conhecimento", mas exigir esse entendimento em um descritivo excluirá a maioria dos candidatos externos. Adote exigências atraentes para o maior público possível.

Não envolver todos os setores responsáveis

As especificações mais exatas são produzidas com a participação de diversas áreas. Ao definir ou ao refinar as exigências do cargo, faça isso com a contribuição do RH e dos funcionários que possuem uma função semelhante.

Não ser realista

Uma descrição de emprego deve ser uma representação exata do histórico operacional exigido para executar o cargo, e não uma impossível lista de desejos de cada habilidade que possa ser útil.

Usar linguagem discriminatória

Embora frequentemente inadvertida, o uso de certas palavras e frases na descrição da vaga pode ser interpretado como discriminatório e limitar um grupo de candidatos que as empresas procuram. Certifique-se de verificar as exigências legais.

Não revisar regularmente

As empresas estão evoluindo constantemente, então, para que o descritivo da vaga reflita nas exigências necessárias, elas precisam ser revisadas, idealizadas anualmente e alteradas conforme apropriado.

Agora que você já entendeu como escrever uma ótima descrição de cargo, confira outras de nossas dicas para empresas de sucesso.

Se você já tem uma posição em aberto e precisa de ajuda na elaboração da descrição, envie sua vaga e entre em contato conosco.