Quatro pessoas conversando em torno de um computador

O ano de 2022 foi mais estável, entrando na pós-pandemia do Covid-19, mais seguro para os profissionais fazerem movimentações na carreira e com um aumento significativo de demandas para posições técnicas que haviam sido congeladas. A área com mais oportunidades é engenharia de software. Todas as posições relacionadas a dados têm muita projeção de carreira. Segurança a tendência com potencial para crescer mais. O número de vagas nas áreas de produtos aumentou. Cloud se estruturou muito bem e segue em ascensão. Para 2023, as apostas são o 5G e o metaverso. 

O Brasil continua no radar das empresas de fora para contratarem profissionais com remuneração em dólar ou euro. O principal desafio para os profissionais é o idioma. É preciso ser fluente em inglês na maioria das vagas. Dentro do mercado brasileiro, as empresas precisam oferecer salários inflacionados por causa do câmbio para se manterem competitivas. Empresas que não oferecem o modelo remoto ou, no mínimo, híbrido, acabam limitando muito as possibilidades de contratação. 

Como a tecnologia anda cada vez mais rápido, a régua técnica é alta e os profissionais precisam ter capacidade de aprendizado rápido. As linguagens mais fortes para web e mobile são Java, PHP, node, python, angular, react, flutter e kotlin. Além disso, os profissionais de tecnologia são cada vez mais testados em habilidades sociais, como comunicação para dialogar com os times, escuta ativa para atender a demanda, bom relacionamento para poder trabalhar em equipe e capacidade analítica e estratégica para propor soluções. 

Os cargos mais demandados em 2023 serão: Desenvolvedores e Engenheiros de Softwares, Tech Leads, Gerentes de Engenharia de Software, Especialista de Big data, BI, Analytics, Engenheiro de Cloud, Arquiteto de Cloud, Analista de Infraestrutura, Product Manager, UX e UI.

Os setores que mais contratam são: Mercado financeiro, Produtos digitais, Internet, Telecom, Consultorias de TI e startups de todos os segmentos, como fintechs, edtechs, insurtechs, healthtechs e e-commerce. 

Muitos profissionais de TI são de uma geração mais jovem que valoriza muito o trabalho alinhado ao seu propósito. Por terem poder de escolha, avaliam bem a cultura da empresa, o ambiente e os projetos nos quais vão trabalhar. As empresas, por sua vez, estão investindo em muitas iniciativas para criar escolas de programação para suprir a falta de profissionais ao mesmo tempo em que promovem diversidade e inclusão social em tecnologia. 

Luana Castro, Gerente Executiva de Michael Page e Page Personnel 

 

Confira as tabelas salariais completas em nosso Estudo de Remuneração 2023

Cadastre-se no MyPage

Ative nossa candidatura com um clique e inicie sua experiência personalizada de busca de emprego.

Criar conta

Encontre oportunidades

Procurando por vagas? Temos uma ampla gama de empregos para que você possa escolher.

Explorar vagas

Compare seu salário

Descubra como seu salário se compara com a média do mercado.

Comparar meu salário

Está à procura de novas oportunidades de trabalho?

Nossos consultores da Page Personnel podem te ajudar a obter uma entrevista.

Envie seu CV

Encontre o emprego certo para você

A nova ferramenta inteligente para encontrar o trabalho perfeito.

Envie seu CV
iOS App Store logoAndroid Google Play logo