Se há um setor que recebeu um impulso com a recente crise da Covid-19 foi o de Tecnologia da Informação (leia sobre as perspectivas para o mercado em 2021 aqui). A pandemia acelerou a digitalização das empresas de uma forma impensável. Um processo estimado em cinco anos foi realizado em apenas um. Vemos exemplos claros disso na presença online de companhias e no trabalho remoto: mesmo as empresas mais conservadoras estão operando remotamente, já que as alternativas eram fazê-lo ou fechar as portas.  

Com isso, o setor de TI se tornou parte integrante das organizações, e os profissionais de tecnologia precisam de habilidades técnicas, mas também devem se preocupar com as comportamentais. No ano passado, lançamos Habilidades 360º: impulsione seu negócio com talentos híbridos, um e-Book que mostra as competências comportamentais e técnicas mais valorizadas no mercado de trabalho latino-americano. Para complementá-lo, se você não quer ficar para trás na carreira digital, estas são as habilidades que você precisará ter em uma equipe de TI:  

1. Multifuncionalidade

Uma das tendências mais relevantes na indústria de tecnologia é sincretizar várias funções em uma, as unindo em uma categoria abrangente. Podemos observar uma amostra disso no surgimento do chamado DevOps, uma posição que combina desenvolvimento de software, operações e controle de qualidade.  

Luana Castro, Gerente Sênior da Divisão de Tecnologia da Michael Page e Page Personnel, afirma:  

É importante que o profissional de Tecnologia entenda que, diferente de anos atrás, atualmente a área de TI é parte integrante do negócio e não mais uma área que suporta o business. Quanto mais o profissional se interar do negócio, saber sobre o produto e ter curiosidade e interesse por tudo o que permeia o seu ambiente, mais destaque ele ganha no mercado.

2. Segurança da informação 

Desde gigantes multinacionais até pequenas e médias empresas, à medida que ocorre a migração de operações para a virtualidade, existe a necessidade da segurança da informação aumentar. Os três pilares de utilização, fluxo e armazenamento de segurança exigem um conjunto de habilidades que apenas um especialista pode fornecer para lidar com a ameaça crescente de violação de dados.  

3. Privacidade de dados 

Uma das falhas de segurança mais comuns no local de trabalho é a retenção de dados por um período substancialmente maior do que o necessário, com a possibilidade das empresas se exporem desnecessariamente ao risco de multas pesadas. Os clientes desejam que suas informações pessoais sejam protegidas e tratadas de maneira adequada, portanto, a experiência em proteção de dados e a necessidade de conscientização a respeito da privacidade comercial são cada vez mais uma exigência que permeia várias funções na área de TI. 

Luana Castro ainda diz que, com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as companhias estão ativamente em busca de profissionais para atuar na área, assim como preocupados e atentos ao que a nova Lei determina: 


A chegada da LGPD no Brasil é algo importante – A digitalização gerou um número grande de ataques cibernéticos e vazamentos de dados, com isso, a privacidade de dados se tornou algo imprescindível. Não é só o “Encarregado de Dados/DPO” responsável pela privacidade, o profissional de TI, independente de sua área de atuação, precisa estar atento para que gere, processe e utilize dados de forma segura.

4.SAP 

A SAP, uma das maiores desenvolvedoras de software do mundo, oferece programas que são usados ​​em quase todos os setores, independentemente de se tratar de logística, telecomunicações, automotivo, bancário ou indústria de bens de consumo. Por isso, ter essa habilidade é importante seja qual for a empresa.  

 
5. JAVA  

Apesar da história relativamente longa do Java, ele ainda é uma das principais linguagens de programação. Estima-se que cerca de 40% dos desenvolvedores globalmente escrevem código em Java.  

6. Nuvem  

A necessidade de profissionais qualificados com conhecimentos sobre nuvem está aumentando. Pense, por exemplo, em especialistas em migração e implantação de nuvem em ambientes com várias nuvens, especialistas em segurança em nuvem e desenvolvedores de nuvem. 

7. Análise de dados 

O big data continua a se expandir em todos os setores, ajudando a reconhecer e moldar estratégias. De dados geológicos complexos a sistemas de inteligência artificial de aprendizado profundo, as empresas que buscam preencher suas vagas de TI exigem um conjunto de habilidades de dados. 

A partir deste tópico e das habilidades acima, percebemos que o nível de interação que uma empresa atinge com a tecnologia vai depender exclusivamente do grau de educação digital que as pessoas possuem e, por consequência, do nível de impacto que a tecnologia pode ter diretamente no negócio. Para mais informações sobre, confira nosso e-Book Perfis para Células Ágeis

8. Capacidade de trabalhar com Inteligência Artificial 

Dependendo do setor em que sua empresa atua, pode haver uma demanda por habilidades relacionadas à inteligência artificial: aprendizado de máquina, ciência de dados e mineração de dados estão entre as habilidades mais cobiçadas. Um setor, por exemplo, em que a inteligência artificial está ganhando espaço é o atendimento, onde aos poucos os "chatbots" (um neologismo para robôs de bate-papo) avançam na função para fornecer suporte, respondendo às perguntas mais frequentes. 

9. Cooperação nas equipes de trabalho 

Como mostrou o covid-19, muitas tecnologias modernas tornaram a comunicação e a colaboração mais fáceis do que nunca, mas é importante que aqueles que desenvolvem esses tipos de ferramentas não se esqueçam dos princípios-chave de uma comunicação bem-sucedida.  Visto que a tecnologia é um componente essencial para a maioria das organizações e profissionais, a necessidade de se comunicar com uma ampla gama de partes interessadas, para persuadir e traduzir soluções técnicas, é vital.  

Luana Castro reitera que a “nova tecnologia” necessita de profissionais de TI que sejam proativos, trabalhem em equipe e se comuniquem com todas os stakeholders da empresa em que atua - a área de TI não é mais uma área isolada e de suporte, ela é o centro do negócio. 

10. Ferramenta de Gestão de Pessoas 

Visto que as organizações de tecnologia são compostas por pessoas com fortes capacidades em diferentes áreas técnicas, as habilidades de gestão de pessoas são essenciais e necessárias para o funcionamento adequado de uma abordagem eficiente e inclusiva da estratégia de tecnologia. Habilidades de liderança são eficazes para ajudar a capacitar os funcionários, impulsionar a produtividade e promover o crescimento nas organizações, sendo, portanto, muito procuradas.  

11. Liderança empresarial 

Os líderes de TI precisam trazer suas habilidades de liderança para um modelo operacional centrado no produto. Os desafios que enfrentam os levam a considerar possíveis caminhos de investimento sem comprometer o desempenho dos negócios. Esse tipo de decisão exige grande capacidade de julgamento e liderar a comercialização dessas oportunidades de negócios no mundo digital tornou-se uma habilidade altamente solicitada e necessária.  

12. Mentalidade Ágil 

Desde suas origens no desenvolvimento de software em 2001, a Metodologia Ágil se espalhou para o mundo dos negócios em geral. Quase 20 anos depois, os 12 princípios do trabalho ágil ainda são importantes para organizações em todo o mundo. Como resultado, a maioria dos recrutadores está procurando profissionais com esses requisitos para serem capazes de se adaptarem e prosperarem em um ambiente cada vez mais acelerado.  

O Gerente de Projetos ou Gerente de Projetos do setor de TI deve ser capaz de combinar a agilidade que o gerenciamento de projetos exige hoje com a abordagem clássica. No entanto, a vantagem da velocidade é o feedback imediato. Por isso, muitas empresas preferem os gerentes de projeto com uma “mentalidade ágil”, sem que sejam “evangelistas da agilidade”. 

Para conhecer mais sobre essas habilidades, confira esse artigo

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