O mercado de finanças é um dos primeiros a ser afetado em momentos de oscilação. São profissionais cruciais para fazer o planejamento da estratégia e estruturar caminhos viáveis. Em segmentos em ascensão e fusões & aquisições, são responsáveis por fazer a projeção financeira com olhar expansionista. Em empresas saindo da crise, o foco será na redução de gastos, contenção de custos e planejamento da recuperação. Segundo Lucas Papa, Gerente Executivo da divisão de Finance na Michael Page:

2022 será um ano forte para os profissionais de finanças, tanto para empresas que estão crescendo, quanto para as que estão estáveis ou ainda se recuperando.

Perfil do profissional de Finanças 

Antes da pandemia, havia uma alta procura pelo perfil de finanças mais arrojado. Diante de uma gestão de crise, muitas empresas optaram por contratar um perfil mais sênior de quem já havia passado por muitas experiências e pudesse entrar na empresa desempenhando bem. Para 2022, o perfil do profissional é aliar tudo isso a conhecimentos de tecnologia e solução para o negócio. Papa ainda alerta:

Antes, a área de finanças era tida como suporte ao negócio fornecendo informação. Agora, ela traz solução. O profissional que não entender isso vai perder cada vez mais espaço. Devido à exposição da área de Finanças com a alta liderança, inclusive internacional, é preciso ter capacidade de falar sobre o negócio com profissionais seniores da companhia, tanto em português quanto em inglês. A competência do idioma ainda é defasada neste mercado.

Em termos de competências comportamentais, é esperado que o profissional saiba transitar bem entre os níveis hierárquicos da companhia, seja capaz de se adaptar rapidamente a novos cenários, tenha senso coletivo e habilidades de gestão de crise.  

Diversidade é um tema que vem sendo trabalhado fortemente nos últimos 4 anos, em especial com foco em diversidade de gênero. “Já é algo que está sendo demandado sem precisar aculturar a empresa. Por conhecermos muito bem o mercado, somos capazes de entregar short lists diversas. As profissionais estão se destacando principalmente no perfil mais comunicativo e com facilidade de transitar em diferentes níveis da organização”, comenta Lucas Papa

Cargos e setores em alta 

No começo da crise econômica desencadeada pela pandemia do covid-19, a cadeira número 1 de finanças, seja CFO ou Diretor de Finanças, foi muito demandada. A tendência para 2022 é uma alta de posições de gerência e analistas seniores. O perfil do profissional contábil e do Controller têm sido procurados nos últimos anos e seguirá em 2022. Também estarão em alta posições de FP&A para planejamento e análise financeira pós-crise, além de M&A para habilidades de compra e venda de empresas. 

Setores que apresentarem mais expansão neste ano consequentemente contratarão em maior volume, como agronegócio, indústria farmacêutica, infraestrutura, logística, energia construção civil e empresas de tecnologia em geral, fintechs, agrotechs, healthtechs, e-commerce etc. 

Remuneração e benefícios  

O salário fixo tem vindo acompanhado de um pacote de benefícios cada vez mais atrativo com incentivos para retenção, isto é, benefício de médio a longo prazo como participação, elegibilidade para cursos e MBAs etc. 

CANDIDATO, CONFIRA AS POSIÇÕES ABERTAS  

EMPRESA, RECRUTE COM A PAGE 

Join over 80,000 readers!
Receive free advice to help give you a competitive edge in your career.