As organizações recebem centenas de solicitações quando publicam uma oferta. Entre tantos candidatos, como detectar o melhor para sua empresa? A análise de dados permite filtrar e seu uso é cada vez mais comum nas empresas. Essa é uma tendência que começou no setor de esportes profissionais, a partir do exemplo de um time de futebol, o Arsenal, que passou de depender dos critérios de seus recrutadores para comprar jogadores a assinar um contrato de exclusividade com uma agência de futebol. Data analytics, que analisa seus números de desempenho e fornece recomendações com base neles.

Tecnologia como primeiro filtro

Este não é um caso específico. Empresas como Netflix, Rituals e L'Oreal já implementaram métodos semelhantes para filtrar os candidatos mais adequados do total de candidatos. Como funciona? Um software coleta dados dos candidatos analisando sua escrita e o uso da linguagem, bem como os resultados de testes psicológicos ou jogos. A partir de tudo isso, o responsável pelo processo recebe uma lista restrita com os candidatos que melhor se enquadram no cargo e, a partir deste momento, a decisão está em suas mãos.

A fórmula perfeita: dados mais entrevista pessoal

Com a incorporação da análise de dados ao processo de seleção, qual o papel da entrevista? A melhor opção é uma combinação de ambos. Os dados fornecem ao gerente contratante informações objetivas sobre o candidato, independentemente de características pessoais como idade, sexo ou crenças.

Graças a esses dados, também será mais fácil se preparar para a entrevista. Que aspectos você deve levar em consideração?

1. Verifique se o candidato faz as perguntas certas

A análise dos dados permite que você saiba se o candidato possui as habilidades necessárias. Agora a pergunta é: ele tem interesse em trabalhar na sua empresa? Através das suas perguntas e respostas poderá saber, entre outras coisas, se investigaram a empresa e o cargo a que se candidatam.

Cómo detectar al mejor candidato entre todos los aspirantes

2. Inclua colegas no processo de seleção

Um candidato não deve apenas ter um bom desempenho em suas tarefas, é essencial que ele se enquadre na equipe. Você está interessado em saber a opinião de seus futuros colegas? Você pode apresentar os finalistas do processo para a equipe com a qual trabalhariam e, durante uma refeição ou em outro ambiente informal, eles podem observar como estão ou o quanto estão motivados com o cargo.

3. Pode entregar resultados mensuráveis?

Nada tem mais valor para demonstrar as conquistas e potencialidades de um profissional do que fornecer cifras que as sustentem. Ser capaz de oferecer resultados tangíveis dos projetos dos quais você participou fará a diferença para um candidato.

4. Descubra por que ele deixou seu último emprego

Saber a carreira de um candidato pode lhe dar muitas pistas sobre o futuro dele. Você mudou de emprego com frequência? Tente saber os motivos.

5. Não se deixe levar pela afinidade

Um dos grandes erros frequentemente cometidos em processos de recrutamento é escolher pessoas que se pareçam e se comportem de maneira semelhante a você. A combinação de análise de dados e um bom entendimento do perfil necessário para a função pode ajudar a superar esse obstáculo.


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