Você está aqui

Sobrecarregado no trabalho? Dicas de como pedir ajuda

 
Pedir ajuda não significa falhar. Sofrer por estar sobrecarregado em seu trabalho não será um benefício para ninguém – nem para você, seu gerente ou seus colegas. Quanto mais demorarmos para pedir ajudar, pior os problemas se tornarão e menos opções de solução existirão.
 

Descubra qual tipo de ajuda você precisa

 
Antes de pedir ajuda é importante que você se pergunte o porquê você precisa e por qual tipo de ajuda você está buscando.
  • É alguma época específica do ano de alta demanda? Se sim, você precisa ser cauteloso, pois provavelmente todos da empresa devem estar se sentindo estressados e sobrecarregados também.
     
  • Se comprometeu a trabalhar em muitas atividades e não está conseguindo cumprir suas tarefas durante a carga horária?
     
  • Está cobrindo as atividades de outro colega?
     
  • Existe algum projeto que esteja tomando mais tempo do que o planejado para o dia?
Feita essa reflexão, determine: por quanto tempo você precisará dessa ajuda e em quais tarefas. Já será um ótimo início de conversa.
 

Pedir ajuda vai prejudicar minha imagem e minha carreira?

 
Pedir ajuda pode mostrar muito mais sua força do que fraqueza. Essa atitude mostra que você está se esforçando para conseguir o melhor resultado e consequentemente os interesses da empresa. Ao menos que você não tenha certeza que seu time esteja sobrecarregado também,  comece pedindo ajuda a eles. Se você está realmente precisando de ajuda, a maioria das pessoas se sentirá lisonjeada ao poder compartilhar conselhos. Cuidado para não parecer que está simplesmente delegando suas tarefas aos seus colegas, e certifique-se que estará disponível a ajudar da mesma forma quando solicitado.
 
Você corre o risco de ter uma imagem prejudicada caso faça apenas reclamações, admitindo a seu chefe que não consegue realizar seu trabalho. Quando for conversar com seu gestor não vá apenas bater na porta para dizer o quanto você está sobrecarregado, conduza a situação de uma forma que mostre o quanto quer estar apto e preparado para realizar seu trabalho de forma eficaz.
 

Como pedir ajuda ao seu chefe?

  • Haja proativamente – quanto mais demorar para pedir ajuda mais difícil será a solução e menos opções para resolver você terá
     
  • Crie uma lista de tarefas em ordem de prioridade e importância
     
  • Liste quanto tempo você terá para executar cada tarefa
     
  • Pense nas possíveis soluções para o problema. Como os trabalhos podem ser redistribuídos ou priorizados? Como seu gestor pode ajudar a resolver este problema?
Isso mostra que você fez um esforço para solucionar sozinho e que não está esperando seu chefe resolver por você –  vocês estão tentando fazer o trabalho juntos.
 
Lembre-se que seu chefe pode estar se sentindo sobrecarregado e estressado também. É uma boa ideia demostrantar que você ainda quer ficar com a liderança e responsabilidade do projeto, apenas precisa de uma ajuda.
 
No final, pedir ajuda não deve ser um grande desafio para um funcionário. Um bom gestor verá seu pedido como uma tentativa de solucionar um problema para benefício da equipe e da empresa.
 
Se você solicitar ajuda ao seu chefe e ele recusar, isso precisa ser considerado um grande ponto de atenção! Talvez você esteja na equipe ou empresa errada.
 
Se estiver pensando em uma troca de carreira contate o escriório local da Michael Page.