Três pessoas conversando e rindo em uma reunião de trabalho.

¿Seu trabalho está dominando sua vida?

Seus amigos esqueceram sua aparência? Muitas pessoas estão se culpando por chegar ao escritório mais cedo do que o necessário e gastando horas depois que todo mundo já foi embora. E se isso não é ruim o bastante, muitos funcionários dedicados também trabalham horas em casa à noite e nos fins de semana, reduzindo seriamente o tempo de folga para se passar com a família e amigos ou para relaxar e se recuperar.

As razões mais comuns para o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional incluem:

  • Sentir-se sobrecarregado e oprimido
  • Querer passar mais tempo de qualidade com a família
  • Longas viagens a trabalho
  • Negligenciar amigos e compromissos sociais
  • Trabalhar de casa à noite ou nos fins de semana.

Essencialmente, tudo se resume a uma melhor gestão do tempo. Aqui estão cinco dicas para melhorar o seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional:

1. Use seu trajeto

Transporte público pode ser usado para responder e-mails ou ler, ajudando a reduzir o estresse.
Se morar perto, caminhe, corra ou vá de bicicleta — isso serve como exercício e economiza tempo e dinheiro.
Se dirigir, considere ouvir audiolivros ou pegar carona para economizar em combustível.

2. Priorize as tarefas de trabalho

Organize sua agenda para evitar sobreposição de reuniões e compromissos.
Estabeleça prazos diários e semanais.
Use lembretes no celular, e-mail ou calendário para manter o foco.

3. Organize a sua vida fora do trabalho

Agende compromissos sociais como faz com reuniões de trabalho.
Planeje atividades para os fins de semana com antecedência.
Combine atividades sociais com exercícios, como correr com um amigo.

4. Economize tempo, fique online

Faça compras online durante a semana para liberar os fins de semana.
Use apps de supermercado com listas de favoritos e agende entregas em horários convenientes.

5. Compartilhe tarefas

  • Converse com seu gerente sobre sua carga de trabalho.
  • Veja se há colegas que podem compartilhar responsabilidades.
  • Mantenha seu gerente informado sobre suas atividades.

Essas dicas podem parecer simples, mas a organização pode ser desafiadora. Experimente por alguns meses e veja os resultados. Se ainda estiver lutando para equilibrar sua vida profissional e pessoal, talvez seja hora de considerar uma mudança de trabalho. Entre em contato com especialistas que possam te ajudar nessa jornada.

Cadastre-se no MyPage

Ative nossa candidatura com um clique e inicie sua experiência personalizada de busca de emprego.

Criar conta

Encontre oportunidades

Procurando por vagas? Temos uma ampla gama de empregos para que você possa escolher.

Explorar vagas

Compare seu salário

Descubra como seu salário se compara com a média do mercado.

Comparar meu salário

Está à procura de novas oportunidades de trabalho?

Nossos consultores da Page Personnel podem te ajudar a obter uma entrevista.

Envie seu CV

Encontre o emprego certo para você

A nova ferramenta inteligente para encontrar o trabalho perfeito.

Envie seu CV
iOS App Store logoAndroid Google Play logo