Capacete laranja, tijolos e madeira com a inscrição ESG por cima.

O setor de construção civil é, sem dúvidas, um dos mais importantes para a economia do país.

Em sua cadeia, uma obra movimenta, inicialmente, o investimento em contratações, equipamentos e materiais. Além disso, proporciona, a longo prazo, melhor qualidade de vida para a população por meio de moradias, edificações e promove desenvolvimento da região em que se encontra, com a melhoria da infraestrutura urbana.

Nesse contexto, segundo a Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), em 2021, a área registrou um aumento de 150% em geração de novas vagas de trabalho, sendo esse resultado o melhor desde 2010, o que reforça ainda mais a potência desse setor.

Para manter-se forte, competitivo e economicamente saudável, assim como em outras áreas da economia, as empresas de construção civil têm cada vez mais necessidade de investir em tecnologia e inovação e, nesse segmento em específico, inovação significa trazer mais eficiência e sustentabilidade.

Em termos de energia, há uma estimativa de que o método construtivo tradicional consuma cerca de 40% de toda a energia produzida no mundo, além de outros insumos. Isso faz do setor um dos que mais consome recursos naturais, conforme é apontado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Pensando em melhorar esses números, muitas construtechs tem surgido. Elas são empresas, que nascem com foco em usar a tecnologia para trazer mais efetividade, melhoria de processos e alavancar os índices de sustentabilidade para o setor.

Estima-se que sejam mais de 700 startups atuando com foco neste segmento, olhando para diferentes etapas do processo, desde o financiamento e construção de obras, até aluguel e venda de imóveis.

De maneira geral, o maior foco é em desenvolvimento de ferramentas e softwares, a fim de atuar de forma conjunta com empresas já estabelecidas no mercado, atendendo principalmente processos como: gerenciamento de resíduos, redução de acidentes decorrentes de falhas nos sistemas e redução de custos operacionais.

Para isso, as construtechs oferecem soluções como: aplicativos para redução de desperdícios; plataformas para cotação de preços de materiais; softwares de gestão de obra e soluções de energias renováveis.

Considerando o tamanho do setor e a relevância deste segmento para a economia do país, é possível perceber que a área tem diversas oportunidades de desenvolvimento, e muitas delas podem se beneficiar da utilização da tecnologia e das premissas de ESG, que tem ganhado cada vez mais relevância.

Neste sentido, a força de trabalho que hoje atua em outros segmentos pode ser um caminho interessante para trazer inovação, e ajudar o setor a pensar em novas soluções para problemas antigos. Ao passo que para profissionais em busca de oportunidades de desenvolvimento de carreira, esse pode ser um nicho com muita pista para crescimento.

Cadastre-se no MyPage

Ative nossa candidatura com um clique e inicie sua experiência personalizada de busca de emprego.

Criar conta

Encontre oportunidades

Procurando por vagas? Temos uma ampla gama de empregos para que você possa escolher.

Explorar vagas

Compare seu salário

Descubra como seu salário se compara com a média do mercado.

Comparar meu salário

Está à procura de novas oportunidades de trabalho?

Nossos consultores da Page Personnel podem te ajudar a obter uma entrevista.

Envie seu CV

Encontre o emprego certo para você

A nova ferramenta inteligente para encontrar o trabalho perfeito.

Envie seu CV
iOS App Store logoAndroid Google Play logo