O programa de orientação corporativa é uma prática importante a ser considerada pelas empresas, seja qual for seu tamanho. Além de ser uma ferramenta de desenvolvimento profissional com um custo-benefício ótimo para ambas as partes, aprimora as relações e a comunicação entre profissionais sênior, pleno e júnior.
O papel de um orientador ou mentor é o de encorajar o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. A relação de orientação é construída por meio de confiança, respeito e comunicação mútuos, envolvendo encontros regulares entre as partes para a troca de ideias e a discussão de projetos, discutir progressos e estabelecer objetivos para alcande de todo o potencial de uma pessoa.
Esse processo pode ser muito útil para um funcionário mudar de departamento, retornar de uma licença prolongada ou para que ele possam crescer dentro da companhia.
Abaixo, você confere alguns dos principais benefícios de oferecer um programa de mentoria e orientação dentro de sua empresa.

Quais são os benefícios para os profissionais orientados?

Ser orientado é uma das oportunidades de desenvolvimento mais valorizadas e efetivas que os colaboradores de uma empresa podem receber. Ter o acompanhamento, encorajamento e suporte de um mentor experiente e de confiança pode fornecer uma ampla gama de benefícios profissionais e pessoais, o que leva, diretamente, a uma melhor performance de todos no local de trabalho.
Para os profissionais mais novos ou que acabaram de entrar na empresa, isso também pode ajudar a estabelecer relacionamentos que serão chave para o futuro da companhia, já que os mais experientes podem ajudá-los no entendimento do negócio e a partir para a ação.
Para os orientados, os principais benefícios de treinamentos são:
1. Ter abertura para novas ideias e formas de pensar
2. Aconselhamento para desenvolver pontos fortes e superar pontos fracos
3. Acompanhamento de desenvolvimento e avanço profissional
4. Aumento de visibilidade e reconhecimento dentro da empresa
5. Oportunidade de desenvolver novas habilidades e conhecimentos
6. Aprender sobre os projetos mais avançados e, possivelmente, se envolver neles

Quais são os benefícios para os mentores?

Uma orientação é mais do que a transferência de conhecimentos e percepções. A relação oferece benefícios recíprocos para mentores dispostos a investir seu tempo no desenvolvimento de outro profissional.
Assim como a satisfação pessoal de compartilhar suas habilidades e experiência, o orientador pode aprimorar suas próprias práticas, examinando-as como parte do processo de ensino e como o desenvolvimento da gestão de pessoas. Se envolver na orientação também fornece alguns benefícios tangíveis.
Alguns dos principais benefícios para os mentores são:
1. Reconhecimento como um líder e especialista do assunto
2. Abertura a novas perspectivas, ideias e abordagens
3. Oportunidade de refletir sobre seus próprios objetivos e práticas
4. Desenvolvimento de sua liderança pessoal e estilos de treinamento

Quais são os benefícios para a empresa?

Investir em orientação de negócios é uma maneira útil de desenvolver seus talentos emergentes e manter seus colaboradores com mais conhecimento e experiência, além de melhorar a comunicação e a relação entre todos eles.
Programas de orientação e mentoria facilitam, e muito, a transferência de habilidades e o compartilhamento de experiências e conhecimentos essenciais, bem como constroem um canal de informação efetivo de futuros líderes que entendem as necessidades do negócio sabem quais são os atributos necessários para obter sucesso dentro da empresa.
Para as empresas, investir em orientação ajuda a:
1. Desenvolver uma cultura de crescimento pessoal e profissional
2. Compartilhar atitudes e comportamentos desejados na empresa
3. Aprimorar habilidades de liderança e treinamento de gerentes
4. Melhorar a motivação e performance da equipe
5. Envolver, reter e desenvolver talentos

Como eu estabeleço relações de orientação? 

Se você identificou áreas nas quais os funcionários podem melhorar seu desempenho, tente determinar qual das suas equipes possuem excelência nessa área - possivelmente, até mesmo um funcionário que já teve dificuldade e depois obteve sucesso em determinada situação pode ajudar.
Se não conseguir pensar em nada, pergunte para o seu time quem eles recomendariam como orientador. Atente-se para que a parceria beneficie ambas as partes e que suas habilidades complementam uma à outra.
Certifique-se de que seus funcionários estão cientes de que a orientação é uma boa opção e os incentive a considerar quem pode ter o conjunto de habilidades necessárias para aprimorá-lo ou complementá-lo no seu dia a dia.
De forma semelhante, esteja ciente dos pontos fortes e fracos da sua equipe e, além disso, considere um orientado que receba bons feedbacks para, no futuro, se tornar um novo mentor.
Melhore ainda mais os resultados de pessoas no seu time. Acesse nossas dicas de gestão e desenvolvimento.
Quer saber como anda o mercado na sua área de atuação? Fale com os consultores da Michael Page.