Para demonstrar em uma entrevista que você tem o perfil ideal para a vaga, preparação é essencial. Abaixo, listamos algumas das perguntas mais comuns em entrevistas para que você possa preparar respostas sucintas e relevantes, fazendo com que suas habilidades e atributos sejam correspondentes às necessidades da empresa e da vaga, seja onde for.

Entramos em contato com alguns membros da indústria para saber suas perspectivas únicas sobre essas perguntas, para que possamos dar ótimos conselhos para você.

Além de ter respostas prontas, lembre-se, também, de preparar alguns exemplos persuasivos para te ajudar a convencer o entrevistador de que você é o melhor perfil para a vaga. Preparação, positividade e provas são as chaves para uma entrevista de sucesso. 

Conte-me sobre você.

Esta é uma pergunta comum e é designada a quebrar o gelo. Uma resposta forte e sucinta ganhará rapidamente a atenção do entrevistador e te destacará dos outros candidatos que usarão a pergunta para contar sua história de vida. Dê uma descrição breve e concisa de quem você é e quais são as suas principais qualificações, pontos fortes e habilidades. Adaptar sua resposta à vaga e indicar os maiores benefícios que você tem para oferecer a um empregador fará com que o entrevistador queira saber mais sobre você.

Por que quer trabalhar aqui?

O entrevistador está tentando avaliar seu entusiasmo pela vaga e seu nível de conhecimento sobre a empresa. Dê exemplos específicos de coisas que te atraíram e elabore seus pontos fortes, realizações e habilidades, e como elas correspondem à descrição da vaga, tornando-o o perfil ideal.

O que você sabe sobre nós como uma empresa?

Conversamos com Adam Houlahan sobre essa pergunta. Adam está entre os perfis mais visualizados no LinkedIn e é CEO de uma agência de sucesso, a Web Traffic.

O entrevistador está querendo saber se você fez pesquisas sobre a empresa; procurando descobrir se você fez mais do que simplesmente olhar a página inicial deles. Faça uma pesquisa no Google e descubra algumas informações interessantes, como prêmios ganhos ou um artigo jornalístico publicado sobre eles. Procure por informações que não estão no site, isso mostra que você pesquisou um pouco mais a fundo do que a maioria das pessoas.

Quais são seus pontos fortes?

O entrevistador quer saber no que você é bom, e como isso se encaixaria na vaga. Escolha alguns de seus pontos fortes solicitados pela vaga e dê exemplos de como você os demonstrou de forma bem sucedida no passado. Pontos fortes podem incluir a habilidade de ler rápido, ter compostura sob pressão; ser multitarefas; foco em equipe ou sua habilidade de trabalhar de forma autônoma.

O entrevistador quer saber se você tem compostura, habilidades de solução de problemas e consegue se manter focado em condições difíceis. Dê um exemplo de alguma vez em que você enfrentou uma situação estressante (que não tenha sido causada por você) e conseguiu lidar com estabilidade.

Quais são suas maiores fraquezas?

O entrevistador está tentando avaliar sua autoconsciência. Todos nós temos fraquezas, então é melhor não falar que você não tem nenhuma. Evite usar a palavra "fraqueza", no lugar dela fale uma "área para desenvolvimento" que não seja essencial para a vaga, ou especifique um "desafio" que você está tentando superar. Demonstrar vontade de se desenvolver e enfrentar seus desafios torna a resposta algo positivo.

Quais foram suas realizações até o momento?

O entrevistador quer saber se você é uma pessoa de muito sucesso, e avaliar como suas realizações serão benéficas para eles. Selecione uma ou duas realizações recentes que estão diretamente relacionadas à vaga. Identifique as situações, as ações que você realizou, as habilidades que você usou e os resultados positivos, quantificando os benefícios assim que possível. Mostre como você pode usar o que aprendeu na sua nova função.

Qual é a situação mais difícil que você enfrentou no trabalho?

O entrevistador está tentando descobrir a sua definição de 'difícil' e se você pode mostrar uma abordagem lógica para resolver problemas. Selecione uma situação de trabalho complicada que não foi causada por você. Explique a forma como você abordou o problema, incluindo as ações tomadas e a solução aplicada para superar o problema. Dê sua resposta com o ar de alguém que considera complicações e frustrações como parte do trabalho na sua jornada.

O que você gosta/não gosta no seu último cargo?

O entrevistador está tentando descobrir seus principais interesses e se a vaga que te oferecerá tem responsabilidades de que você não gosta. Foque particularmente no que você gostava no seu último cargo e no que você aprendeu disso, tecendo paralelos ao novo. Ao abordar o que você não gostou, conscientize-se em não criticar seu último cargo. Escolha um exemplo que não reflete em suas habilidades (como o tamanho da empresa) ou que revele uma característica positiva (como o seu desagrado por tomada de decisão prolongada).

Mandy Johnson, consultora de negócios e palestrante para estudantes de MBA e autora de best-selling, também contribuiu para essa pergunta:

Dizer ao recrutador o que você acha que eles querem ouvir também não funciona. Por exemplo, os candidatos sempre dizem que adoram viajar ao se candidatar a uma vaga de vendedor em trânsito, mas ainda assim trabalharam em cargos sedentários pelos últimos quinze anos. Demonstram uma discrepância entre suas palavras e suas ações. A maioria dos recrutadores consideram seu histórico como o melhor determinante do comportamento futuro, então dê mais valor às ações passadas do que aos planos futuros.

Por que você quer deixar seu atual emprego

Essa resposta deve ser direta. Reflita positivamente sobre o seu atual emprego, mas declare que está procurando por mais desafios, responsabilidades, experiência e uma mudança de ambiente. Explique como o seu cargo atual já não pode lhe fornecer estas coisas, mas como você acredita que a vaga apresenta uma oportunidade de crescimento.

Uma resposta forte e sucinta ganhará rapidamente a atenção do entrevistador e te destacará dos outros candidatos, que usarão a pergunta para contar sua história de vida. Dê uma descrição breve e concisa de quem você é e quais são suas principais qualificações, pontos fortes e habilidades.

Quais são seus objetivos para o futuro?

Um senso de propósito é uma característica atraente em um candidato, então essa pergunta é designada a explorar suas ambições e a extensão do seu planejamento de carreira. Seu compromisso também está em questão, mas evite uma declaração sem expressão, como "Eu quero estar na sua empresa". Em vez disso, descreva como seu objetivo é continuar crescendo, aprendendo, agregando valor e assumindo novas responsabilidades no futuro que se baseiam no cargo para o qual você está se candidatando.

Você estaria trabalhando no departamento X, onde recentemente um problema X aconteceu. Como você teria lidado com isso?

O que Adam Houlahan tem a dizer:

O entrevistador quer saber se você consegue pensar e agir rapidamente, e se você realmente possui conhecimento nessa área. Essa pode ser uma pergunta desafiadora que coloca você na berlinda, se você não conseguir lidar imediatamente com esse problema. Uma boa resposta seria falar sobre uma crise que você teve de lidar em um cargo anterior e o resultado quando você resolveu o problema.

Como você responde trabalhando sob pressão?

O entrevistador quer saber se você tem compostura, habilidades de solução de problemas e consegue se manter focado em condições difíceis. Dê um exemplo de alguma vez em que você enfrentou uma situação estressante (que não tenha sido causada por você) e conseguiu lidar com estabilidade. Descreva o contexto, como você abordou a situação, as ações que você tomou e o resultado positivo. Demonstre como você permaneceu calmo, sob controle e realizou o trabalho.

Como candidato, a principal coisa que você tem de se lembrar é que todos os recrutadores estão procurando alguém que tenha um bom perfil para o cargo. Fingir que você tem certos atributos para tentar conseguir um emprego... não funcionará a longo prazo nem para você, nem para o empregador.

Se você não fosse bem sucedido para este cargo, para quais outros cargos você estaria se candidatando?

Perspectiva de Mandy Johnson:

As melhores respostas são cargos semelhantes em empresas similares ao que está em oferta. Mesmo se você estiver pensando em muitas ideias diferentes de empregos, não demonstre, pois isso mostra ao empregador que você ainda não sabe o que realmente quer. Essa também é uma pergunta que os recrutadores fazem para descobrir quais outras entrevistas os candidatos têm em mente, de forma que possam saber o período para uma proposta de emprego.

Conte-me sobre um projeto de equipe bem-sucedido no qual você esteve envolvido. Qual foi sua função e o que fez do projeto um sucesso?

O entrevistador está tentando avaliar suas habilidades interpessoais e contribuição em equipe. Resuma os objetivos do projeto, suas responsabilidades, as ações que você tomou para auxiliar o grupo e os resultados bem-sucedidos. Forneça provas de como você foi um colaborador interessado e como a sua contribuição foi essencial. Você também poderá demonstrar que valoriza o trabalho em equipe e entende seus principais atributos como comunicação honesta, objetivo compartilhado e solução de problemas efetivos.

Mandy Johnson acrescenta:

Como candidato, a principal coisa que você tem de se lembrar é que todos os recrutadores estão procurando alguém que tenha um bom perfil para o cargo. Fingir ter certos atributos para tentar conseguir um emprego - tentando ser uma 'pera', quando na verdade você é uma 'maçã' é uma estratégia infeliz, pois por mais que você consiga o emprego, não funcionará a longo prazo nem para você nem para o empregador. A melhor abordagem é encontrar um cargo que seja perfeito para você. Pense sobre suas verdadeiras habilidades e, se você é uma 'maçã', procure por uma empresa que realmente precise de uma 'maçã', onde você possa agregar valor às operações.

Ainda que cada entrevista seja única, há algumas perguntas comuns feitas em entrevistas que qualquer um que estiver procurando por um emprego deve estar ciente. Prepare-se para sua próxima entrevista com perguntas sobre:
• Seus sucessos e fracassos passados (e o que você aprendeu desde então)
• Por que você quer deixar seu atual empregador e empresa
• Seus objetivos para o futuro
• O que você sabe sobre a empresa que está contratando
• Seus pontos fortes e fracos pessoais

Baixe nosso app!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo