Entrevistas por vídeo são cada vez mais comuns no mercado de trabalho, seja por conta da localidade do trabalho ou apenas pela praticidade dessa tecnologia. Apesar de ser um método diferente, esse tipo de entrevista apresenta algumas vantagens. A seguir, compartilhamos nossas sugestões para garantir que você se apresente da melhor maneira possível.

Bateria e conexão

Pode parecer óbvio, mas sempre cheque a bateria do notebook antes de começar a entrevista. Além disso, escolha um local com boa conexão à internet. É recomendável que você use um computador ou notebook ao invés do seu telefone, assim você pode deixar suas mãos livres e evitar que as notificações tirem sua atenção.

Ambiente e vestimenta

Organize a iluminação para que o vídeo esteja focado em você e com a melhor resolução possível. Priorize fundos neutros, não fique na frente de papéis de parede com desenhos, estantes de livros ou pôsteres. O entrevistador quer vê-lo claramente.

Considere a entrevista em vídeo como uma entrevista normal. Não use roupas muito informais só porque você não está no escritório, continue priorizando uma aparência profissional.

Distrações

Você deve estar totalmente concentrando no momento da entrevista. Escolha um ambiente silencioso e, de preferência, que você esteja sozinho. Assim, evitará interrupções e distrações desnecessárias.

Prática

Não se esqueça de praticar antes da entrevista. Para causar uma boa impressão, é essencial estar confiante e passar credibilidade em tudo o que diz. Uma das grandes vantagens do método de vídeo é que você pode fazer anotações e checá-las durante a conversa.

Câmera

Verifique se a sua câmera está alinhada com seus olhos. Não deve estar muito alta, para que os entrevistadores vejam mais do que apenas sua cabeça, e nem muito baixa, para que não corte parte do seu rosto.

Não cometa o erro de olhar apenas para a pessoa na tela. De fato, quando o entrevistador estiver falando, você deve prestar atenção nele. Porém, quando você estiver respondendo, olhe para a câmera.

Conversa

Normalmente, a conexão e a câmera atrasam as mensagens em alguns segundos. É uma boa ideia aguardar um pouco antes de responder uma pergunta, dessa forma você evitará interromper acidentalmente o entrevistador no meio do discurso.

Em suma, as entrevistas em vídeo geralmente são menos estressantes do que as presenciais, desde que você se prepare e esteja confiante que tudo ocorrerá conforme o planejado.

Baixe nosso app!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo