Três pessoas com roupas formais, segurando papéis enquanto conversam.

O ano de 2022 foi marcado por um movimento global de inflação e aumento da taxa de juros, ainda como reflexos dos anos da pandemia do covid-19. O primeiro semestre foi marcado pela abertura de vagas para as áreas de planejamento e, no segundo, vivemos um momento de adequação das contratações realizadas. Em um cenário de oscilação de  mercado,  de  guerra  na  Ucrânia  e  de  eleições nacionais no Brasil, pode-se dizer que foi um ano de cautela.

Em  2023,  a  área  de  crédito  tende  a  continuar  sendo  bastante demandada junto com fusões e aquisições, uma vez que muitas empresas estarão vivendo momentos de readequação de valuation, empresas menores sendo incorporadas por operações maiores e economicamente mais estáveis e investimentos mudando de mão.   Investidores de fora e empresas do mercado financeiro estrangeiro, que precisam   negociar com clientes daqui, preferem contratar profissionais brasileiros, por já entenderem  dos  procedimentos,  normas,  tributos,  regulamentos, etc. Com  o  real desvalorizado  perante  moedas mais fortes, a contratação para a empresa se torna financeiramente vantajosa, enquanto o profissional passa a ganhar em dólar.

Como houve muita movimentação de profissionais nos últimos dois anos, há executivos com cerca de 1 ano de tempo de trabalho na empresa atual. Isso faz com Bancos e Serviços Financeiros que  as  estratégias  de  recrutamento tenham  que  ser  mais criativas, buscando profissionais de outras áreas e identificando perfis potenciais para ocupar as posições. Positivamente, o mercado de Serviços Financeiros vem se tornando genuinamente  diverso,  aumentando as  possibilidades de contratações. As fintechs lideram as contratações com foco em diversidade.

O ESG (Environmental Social Governance) foi um tema importante em 2022 e se manterá em alta uma vez que há normas a serem cumpridas, conciliando os ideais de ESG  com  deveres  regulatórios.  Em  relação  ao  modelo  de trabalho, a maioria das empresas oferta o sistema híbrido que vai de encontro com o que os profissionais expressam  como  preferência  nas  entrevistas  de emprego.

Em 2023, os  três grandes focos de habilidades para os profissionais se manterem competitivos no mercado  de trabalho  são:  

  1. Dominar o inglês;  

  2. Ter conhecimentos de linguagem de programação para dialogar  com  as novas  soluções; 

  3. Estar atualizado com todas as mudanças e incrementos nas normas e regulamentações.

Os cargos em alta em Financial Houses são para fusões e aquisições. Em Crypto, são os Head de Operações e Relações  Governamentais, Assuntos Regulatórios e Fiscais. Em  Fintechs e Meios de pagamentos são as Lideranças Comerciais e, finalmente, em Banking, o destaque vai para Analistas Sêniores das áreas de risco de crédito e auditoria.

Conhecimento  em linguagem de programação  está  cada  vez  mais presente  nas  descrições  de cargos de  Bancos e Serviços  Financeiros. É o intercâmbio da área de negócio que  aprendeu  de tecnologia  e de tecnologia que aprendeu de negócio. Quem tiver inglês e programação no currículo tem vantagem.

          Juliana França, Gerente Executiva de Michael Page e Page Personnel

 

Confira as tabelas salariais completas em nosso Estudo de Remuneração 2023

Cadastre-se no MyPage

Ative nossa candidatura com um clique e inicie sua experiência personalizada de busca de emprego.

Criar conta

Encontre oportunidades

Procurando por vagas? Temos uma ampla gama de empregos para que você possa escolher.

Explorar vagas

Compare seu salário

Descubra como seu salário se compara com a média do mercado.

Comparar meu salário

Está à procura de novas oportunidades de trabalho?

Nossos consultores da Page Personnel podem te ajudar a obter uma entrevista.

Envie seu CV

Encontre o emprego certo para você

A nova ferramenta inteligente para encontrar o trabalho perfeito.

Envie seu CV
iOS App Store logoAndroid Google Play logo