Lupa com foco na palavra "ágil" e logo do PageGroup em baixo

Foco na entrega de valor para o negócio, ser eficiente para produzir mais em menos tempo com desenvolvimento sustentável, ter capacidade de manter um ritmo constante em contínua dedicação à excelência técnica, atuar com equipes autogerenciáveis em redes colaborativas, oferecer total transparência na comunicação, ter alta adaptabilidade dentro do projeto, ser feito com paixão, motivação e engajamento. Esse é o mundo ágil. “Aprendemos tudo isso com o universo da tecnologia e estou vendo cada vez mais RHs buscando metodologias ágeis para seus processos de gestão de pessoas”, conta Julia Tomas, Gerente da Page Outsourcing, que lidera projetos de recrutamento ágeis.

Julia nos explica que “a metodologia ágil sobrepõe a burocracia, não há espaço para microgestão dentro dela. A hierarquia é mais pulverizada e a informação é descentralizada para que tudo esteja claro para todo mundo que faz parte do projeto. Trabalha-se com metas smart de curto prazo e metas macro para o longo prazo. Utilizam-se boas ferramentas para a gestão do projeto com total transparência. Qualquer coisa que esteja atrapalhando o alcance dos resultados deve ser corrigida”.

Com base em sua experiência utilizando metodologias ágeis na Page Outsourcing, divisão do PageGroup responsável pelo serviço de RPO Recruitment Process Outsourcing (terceirização do recrutamento para projetos de alto volume de contratações), Julia Tomas compartilha neste artigo o caso real de recrutamento ágil para uma empresa de tecnologia.

Contexto do cliente: 

A empresa tinha uma alta demanda de profissionais de tecnologia para verticais diferentes dentro do seu negócio. Eram as mesmas vagas para gestores diferentes em um processo de validação do candidato em 3 etapas. Como os cargos de tech estão em alta, faltam profissionais qualificados no mercado. Isso significa que os processos seletivos devem ser conduzidos de maneira muito rápida para não perder um bom candidato.

Soluções ágeis:

  • Kick-off do projeto em que toda a equipe de Page Outsourcing passa pelo onboarding da empresa como um novo colaborador faria, para entender a cultura, visão, valores e processos internos. Isso faz diferença para compreender as expectativas do resultado final que deverá ser proporcionado.
  • As metas de fechamento das vagas são definidas de maneira clara, incluindo estratégias para busca dos candidatos, volumentria de candidatos entrevistados e enviados para a empresa dento dos períodos estipulados.
  • O time de Page Outsourcing é dividido em squads (por perfil), sendo uma parte focada em buscar candidatos e outra em conduzir entrevistas e interface com o cliente. Os profissionais da Page são divididos por suas vivências, especialidades técnicas e skills a fim de obterem maior entendimento profundo sobre as vagas e os candidatos, dando maior celeridade ao processo do que se fosse conduzido por outra pessoa não familiarizada. 
  • A comunicação é extremamente fluida entre os consultores de dentro da Page com reuniões diárias para fazer a análise do andamento dos processos (as chamadas sprints no mundo ágil de tecnologia) e também reuniões semanais com a empresa para saber o que precisa ser ajustado, a evolução e conclusão do projeto, olhando sempre para as metas. 
  • Todos os consultores de Page Outsourcing têm acesso aos mesmos sistemas e ferramentas para acompanharem o que está acontecendo em tempo real com todos os candidatos do pool de talentos, as fases em que se encontram e as devolutivas de cada etapa. Com acesso à informação e autonomia, eles podem mover os candidatos de uma vaga para outra conforme análise de perfil.
  • A interface de Page Outsourcing é direta com os gestores da vaga, uma vez que nossa equipe está desempenhando o papel do RH da empresa. Em vez de enviar uma short List de candidatos para cada gestor, nossa equipe tem acesso à agenda deles, reduzindo o tempo de SLA e enviando o candidato direto para a entrevista. O gestor, por ter maior proximidade com o recrutador, também diminui o seu tempo de resposta para informar sobre a aprovação e definição do finalista. Desde modo, também proporciona maior celeridade à finalização do processo.  
  • A equipe de Page Outsourcing acompanha os gestores em entrevistas, tanto técnicas quanto comportamentais, para entender a visão do requisitante da vaga e também apoiá-lo com técnicas de entrevista e na tomada de decisão.

Resultados:

  • Mais de 130 vagas fechadas em 2 meses e meio.
  • Com esse nível de gestão da informação é possível fazer várias análises do mercado: impacto do projeto no mercado e visibildiade da marca, principais empresas onde indentificamos os profissionais melhor avaliados, localização dos candidatos, diversidade de gênero e etc. 19% das contratações foram de mulheres, por exemplo.
  • 3.866 pessoas alcançadas, 1.290 entrevistadas pelos consultores da Page Oustourcing.
  • Conseguimos fechar as vagas com um SLA médio de 21 dias corridos contra 45 dias de média de mercado.

Lições aprendidas:

  • O primeiro mês foi o mais complexo para colocar todo mundo dentro do modelo ágil e fazer todos os alinhamentos necessários para que o processo pudesse acontecer. A partir do momento que foi iniciado, tudo ficou mais fácil.
  • É imprescindível a atuação mais colaborativa e menos hierárquica para entender a demanda do cliente e traçar a ação para garantir a entrega.
  • Mesmo que um candidato não passe no processo seletivo de um gestor, ele fica no sistema com visibilidade rápida para ser absorvido em outro processo. Isso significa que nem toda vaga começa do zero, já que temos um pool de talentos extremamente aquecido.
  • Não chegaríamos a esse resultado se tanto Page Outsourcing quanto a empresa não estivessem comprometidos com a metodologia ágil.
  • Sempre há novos caminhos para aprender a ser mais ágil. 

 

Conheça a atuação ágil de Page Outsourcing