Após a análise do seu CV, se você conseguir entrar no processo seletivo e ser chamado para uma entrevista, quer dizer que o cargo pode ser seu – desde que você se saia bem. Até o profissional mais maduro pode se confundir e estragar suas chances.

Abaixo, listamos algumas gafes que mais aparecem em uma entrevista de emprego e as nossas dicas para evitá-las.

Não pesquisar sobre a empresa

Você pode ter as habilidades para fazer o trabalho, mas você sabe como a empresa opera? Entre no site da empresa, leia sua missão e seus valores. Descubra quem são os seus concorrentes, os grandes agentes no mercado e leia as matérias que a companhia apareceu nos últimos meses.

Se atrasar

Organiza-se para não chegar atrasado na entrevista. Caso você fique preso no trânsito, ligue ou mande um e-mail para o entrevistador sinalizando-o sobre o atraso.

Vestir-se inadequadamente

Por mais que casual seja a tendência atual, o traje profissional ainda é a etiqueta de negócios adequada para entrevistas. Trata-se de primeiras impressões.

Distrair-se com objetos desnecessários

Isso pode incluir celulares, lixas de unhas e gomas de mascar. Todos têm algo em comum: eles não pertencem à mesa de entrevista.

Má linguagem corporal

Contato visual, boa postura, um comportamento alegre e um aperto de mão firme são dicas essenciais para você se dar bem em uma entrevista.

Resposta confusa e divagação

Pegue algum tempo para pensar antes de responder às perguntas e evite pausas desconfortáveis, isso acaba não passando confiança. Além disso, não gagueje, o entrevistador não quer pedir para repetir uma resposta ou se esforçar para ouvir cada palavra que você está dizendo. Falar negativamente sobre seu empregador atual Nunca se queixe sobre seu atual empregador, não importa quão carrasco ou ineficaz ele seja. Falar mal dos outros não traz vantagens para você.

Não fazer perguntas

Os empregadores querem ver que você está interessado o suficiente para ouvir mais sobre o cargo ou sobre a empresa e responderão de bom grado a qualquer pergunta feita.

Mentir no seu CV

Tudo o que estiver escrito no seu CV pode ser discutido na entrevista e uma invenção sobre seu trabalho ou educação pode causar danos à sua reputação.

Se tornar íntimo ou muito familiar

Evite contar histórias tristes ou sobre o quanto você precisa do emprego devido à montanha de contas que você acumulou. Além disso, não se comporte de forma vaidosa, muito familiar ou flertando, não é algo positivo.

Não trazer CVs adicionais

Se você não tem certeza de quantas pessoas te entrevistarão, leve cópias adicionais do seu CV para entregá-las. Isso mostrará que você está altamente preparado.

Sentar-se antes de ser convidado

É uma cortesia comum aguardar até que te mostrem um lugar no qual você possa se sentar. Além disso, evite postura curvada ou colocar seus pés em qualquer lugar que não seja firmemente no chão.

Discutir dinheiro ou folga

A menos que uma oferta seja feita, não é recomendado que você discuta sobre dinheiro ou folgas em feriados futuros.

Dizer palavrões

O uso de palavrões é inapropriado e geralmente não é aceito em momento algum, então em uma entrevista não será nem um pouco honroso.

Não acompanhar

Você pode achar que não foi bem na entrevista, mas um simples e-mail relembrando seu interesse é uma cortesia que pode dar certo a longo prazo.

Se você criou uma impressão positiva e foi convidado para a entrevista, mantenha este bom trabalho e evite esses erros mais comuns em entrevistas. Seu CV retrata uma pessoa competente e profissional, e o entrevistador está ansioso para conhecê-lo. Procure usar uma linguagem corporal positiva e fazer perguntas perspicazes.

No mais, conte com os consultores da Michael Page para auxiliar na sua transição de carreira. Confira nossas vagas.

Baixe nosso app!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo