Você está aqui

7 Indícios de que chegou a hora de mudar de emprego

 
Quando você fala sobre seu trabalho, trata com orgulho e paixão ou este assunto faz você se sentir tão desestimulado que prefere não tocar no assunto? Talvez você não tenha percebido ainda, mas se algumas das situações abaixo existem no seu dia-a-dia, talvez esteja na hora de procurar um novo emprego.
Nossos sete indícios de que está na hora de procurar por um novo emprego são:
 

1. Acordar cedo para ir ao trabalho é sempre uma batalha

 
É claro que várias pessoas sentem uma ponta de arrependimento durante o percurso de casa até o trabalho no começo da semana, principalmente ao lembrar-se dos bons momentos que o final de semana passado proporcionou. Mas se pensar nas segunda-feiras que estão por vir consegue estragar o seu final de semana, talvez exista um problema maior: você só prefere ficar na cama a ir trabalhar.
 

2.  Você diz estar doente/emenda feriados sem maiores motivos

 
Você anda considerando ligar para o seu chefe e dizer que está doente para passar o dia em casa? ou mesmo pensou em usar esta desculpa como uma maneira de emendar aquele feriado tão esperado, só para ficar mais tempo longe do escritório? Isto é uma medida paleativa de curto prazo e não vai ajudar a curar seus ressentimentos em relação ao trabalho.
 

3. Você sente inveja dos outros

 
Quando você fala com pessoas fora do ambiente de trabalho, sente inveja ou tem a sensação de que elas trabalham em lugares infinitamente melhores que o seu? Às vezes, mesmo estando em uma posição profissional adequada, se a companhia não for a certa, você pode desejar traçar sua vida profissional em outro lugar. Considere!
 

4. Você parou de importar-se

 
Você perdeu a paixão e o direcionamento? Saiba que não está fazendo nenhum favor ao seu time, ou a você mesmo, se parou de ser produtivo. Não é justo com o resto do departamento se você parou de dividir o peso das tarefas, e ainda corre o risco de ser levado nas costas.
 

5. Seu trabalho é muito fácil… ou muito difícil

 
Se você está na mesma posição há algum tempo e ainda não lhe foram dadas responsabilidades extras ou uma promoção, você pode começar a ficar entediado. Se você já levantou esta questão com a gerência, e não há um caminho claro de: está na hora de buscar por um novo desafio! Da mesma maneira que se você está tendo dificuldades com o volume de trabalho, ou precisa de outros conhecimentos para desempenhar suas funções e acredita não estar recebendo o devido suporte, poderia atuar melhor em uma empresa que pode te oferecer uma melhor estrutura de treinamentos e recursos.
 

6.  Você recebe um salário abaixo da média

 
Claramente, a média salarial varia de acordo com a região e setor, logo não se preocupe se a sua remuneração não é igual a todos os seus colegas de profissão. Ainda assim existem maneiras de ter um bom panorama e verificar se sua compensação é razoável de acordo com a realidade do mercardo que atua ou não. Dê uma olhada no nosso Centro de Salários e veja se você está no caminho certo.
 

7.  Você não se dá bem com seus colegas

 
Não existem regras que dizem que você deve se dar bem com todo mundo sempre, mas discordar fundamentalmente daqueles ao seu redor diariamente pode ser um problema. Pode ser apenas que seus valores não sejam os mesmos, o que é ok, mas encontrar um local onde as pessoas enxergam as situações cotidianas minimamente iguais a você, pode te garantir paz e felicidade no trabalho!
 
Claro que existem muitos casos que as pessoas só desejam uma mudança – e você não deve se limitar apenas aos pontos expostos acima para procurar por novos desafios!