Dois notebooks abertos vistos de cima com duas pessoas os utilizando

Com o mercado de livre energia, licitações e concorrências para novas concessões, empresas passando por fusões e startups sendo adquiridas por fundos de investimento, o ano de 2022 foi marcado por um crescimento além do esperado em energia renovável, aumentando a demanda por profissionais no mercado como um todo. Foi preciso buscar profissionais em outros setores, principalmente para posições comerciais. A troca setorial é um fenômeno que acontece quando há um crescimento de vagas numa velocidade maior que a disponibilidade de profissionais para ocuparem essas posições. 

Para 2023, as perspectivas são de um ano de consolidação e tomada de decisão frente a essas novas concessões, fusões, privatizações, regulações e outros desdobramentos decorrentes dos planos de governo pós-eleição e do cenário global. Em energia renovável, a necessidade cada vez maior de atrair profissionais de outros setores permanece, desenvolvendo mão-de-obra especializada para suprir a demanda de contratações. ESG também é um tema importante para o ano que virá. As empresas estão se dedicando à redução de carbono e aos impactos e geração de emprego nas comunidades em que estão presentes hidroelétricas e parques eólicos, por exemplo. 

Novas tecnologias estão sendo incorporadas para a geração, transmissão e distribuição de energia. Delas, nascem empresas totalmente novas para diversificar soluções e matrizes energéticas. Há cada vez mais empresas se dedicando a trabalhar biomassa para aproveitamento e desperdício zero de matéria orgânica, por exemplo. Diante destes movimentos, é esperado que o profissional do setor de energia tenha muita habilidade em negociação, saiba transitar bem entre os órgãos reguladores e tenha muita paixão por energia para buscar inovação, ampliar seus conhecimentos e adotar as melhores práticas. 

Os cargos mais procurados em energia em 2023 serão: Diretor e Gerente Comercial, alta liderança como Country Manager, Diretoria Geral e CEO, posições de jurídico e financeiro diante das mudanças regulatórias, Diretoria de Logística e Supply Chain e Diretoria de Tecnologia. Os setores que estarão em alta são de energia solar, biomassa e comercializadoras de energia. 

Apesar de estar em alta, o setor de energia renovável ainda tem dificuldade de apresentar uma remuneração agressiva devido ao seu estágio de desenvolvimento. Por ser novo e ainda não apresentar uma receita tão forte quanto outras matrizes, energia renovável está em um processo de evolução salarial que tende a se equilibrar ao longo do tempo. 

Paulo Dias, Partner na Page Executive. 

 

Confira as tabelas salariais completas em nosso Estudo de Remuneração 2023

Cadastre-se no MyPage

Ative nossa candidatura com um clique e inicie sua experiência personalizada de busca de emprego.

Criar conta

Encontre oportunidades

Procurando por vagas? Temos uma ampla gama de empregos para que você possa escolher.

Explorar vagas

Compare seu salário

Descubra como seu salário se compara com a média do mercado.

Comparar meu salário

Está à procura de novas oportunidades de trabalho?

Nossos consultores da Page Personnel podem te ajudar a obter uma entrevista.

Envie seu CV

Encontre o emprego certo para você

A nova ferramenta inteligente para encontrar o trabalho perfeito.

Envie seu CV
iOS App Store logoAndroid Google Play logo