O que exatamente é Proposta de Valor do Empregado (EVP)? Esse é um conjunto exclusivo de benefícios que você está disposto a oferecer ao funcionário ou candidato como uma proposta de valor. Ou seja, o que você dá em troca do talento que chega à sua empresa para se diferenciar do resto das organizações. Uma EVP deve definir a essência da sua empresa, como ela é única e o que ela representa. Assim, deve abranger os principais motivos pelos quais as pessoas se sentem motivadas e orgulhosas de trabalhar ali, como sua visão inspiradora ou seu diferencial cultural. E quais são os benefícios de criar um EVP consistente? Ao se integrar a todos os aspectos do negócio, você ajudará a reter os melhores funcionários e atrair os melhores talentos. Aqui estão algumas dicas para criar uma proposta de valor atraente para o funcionário:

Analise as percepções anteriores

Para desenvolver um EVP robusto e realista, a primeira coisa é saber quais percepções tanto os funcionários existentes quanto os funcionários em potencial têm sobre a marca e a cultura da empresa. Por que os candidatos são atraídos pela organização? Por que os funcionários atuais acreditam que a empresa é única? O que você mais valoriza em trabalhar lá? Por que eles ficam? E por que eles estão indo embora? Essas informações podem ser obtidas por meio de pesquisas com funcionários, focus groups e entrevistas de desligamento, bem como feedback de ex-funcionários e candidatos.

Estabeleça os pontos fortes

Crie uma equipe multifuncional para revisar os resultados da pesquisa e determinar quais aspectos dos negócios mais valorizam as pessoas. Use essas informações para escrever um EVP, certificando-se de considerar as seguintes questões:

  • Está alinhado com os objetivos estratégicos?
  • Isso diferencia claramente a empresa?
  • Oferece uma imagem realista de como é trabalhar para aquela empresa?
  • É inspirador?
  • É simples, mas amplo o suficiente para atrair grupos diferentes?

Analise seu EVP com os funcionários existentes e um grupo de amostra do mercado externo para ver se ele expressa adequadamente porquê alguém gostaria de trabalhar para a empresa.

Divulgue a mensagem

Depois de definir o EVP, você deve encontrar fórmulas criativas e relevantes para comunicá-lo às pessoas que deseja atrair. Comece divulgando-o por todos os canais de recrutamento, como o site da empresa, anúncios e durante o processo de entrevista, para que os candidatos em potencial possam avaliar se eles seriam adequados para a sua empresa. A comunicação sistemática de um EVP consistente por meio de branding, relações públicas e marketing também ajudará o mercado de trabalho passivo a formar uma percepção positiva do valor de trabalhar para sua empresa.

Garanta consistência

Os funcionários atuais são sua fonte mais poderosa de publicidade e desempenham um papel fundamental na atração de talentos que se adaptam à cultura da organização. Para cultivar os embaixadores da marca, os funcionários devem ver consistência na imagem que está sendo vendida externamente e na realidade do dia a dia de trabalhar para a empresa. Incorpore o EVP nos planos de formação inicial da empresa, pacotes de benefícios, comunicações internas, políticas e planos de negócios, de forma a que se reflita no dia a dia da organização. E, por fim, analise seu EVP anualmente para garantir que, apesar das possíveis mudanças, ele continua refletindo a experiência dos funcionários.

Se você quiser discutir como podemos ajudar a apoiar seus processos de contratação, entre em contato com o PageGroup hoje mesmo.


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