Pergunte a qualquer líder de sucesso ou profissional experiente sobre os passos-chave de como avançar na sua carreira e você pode ter certeza de que a arte sutil do networking estará entre os três primeiros da lista. 

Mas, afinal, o que é networking? É a ação de trabalhar a sua rede de contatos de modo a trocar informações, conseguir bons negócios, realizar um desenvolvimento pessoal e até melhorar o seu trabalho na empresa em que atua. Ele é fundamental para qualquer nível de carreira, pois envolve saber contar com as pessoas as quais já conhece para melhorar profissionalmente e até mesmo na vida pessoal. 

Um networking eficaz, seja pessoalmente ou através das redes sociais, continuará a ser um aspecto constante e edificante para a progressão da sua carreira, desde os seus primeiros passos no mercado de trabalho até além da sua aposentadoria. 

Qualquer pessoa que deseja iniciar um negócio precisa investir tempo para ampliar seu leque de contatos a fim de obter conselhos, explorar novas opções de trabalho, obter referências, gerar novos leads e manter-se atualizado sobre o que está acontecendo em seu ramo. 

Numa perspectiva mais geral, o networking pode ajudá-lo a gerar conselhos valiosos ou mesmo amizades para a vida toda. Com um olhar apurado, o bom networking pode te oferecer oportunidades de trabalho que não são divulgadas, já que muitas empresas preferem manter o processo seletivo reservado, contando muitas vezes com indicações.  

Embora o relacionamento interpessoal possa ser natural para alguns, é uma área em que outros precisam aprimorar um pouco as suas habilidades.

Para isso, algumas dicas podem ajudar a desenvolver essa importante competência: 

  • Nunca tenha medo de ligar ou se encontrar com oportunidades potenciais recomendadas a você ­­­- as pessoas geralmente adoram conversar e dar conselhos; 
  • Pergunte a familiares, amigos, ex-alunos, professores e associados sobre possíveis vagas; 
  • Utilize bem sua lista de contatos quando em interações com possíveis leads; 
  • Envie cartas de apresentação que apresentem você como uma solução para um problema; 
  • Cultive clientes externos para potencializar conexões posteriores;
  • Seja gentil: a visão do outro sobre você influencia nas tomadas de decisões; 
  • Não espere apenas receber, busque sempre criar uma conexão a partir de mensagens, notícias e conhecimentos que podem ser compartilhados, por exemplo;
  • Participe de eventos profissionais e se conecte com novos contatos. Uma boa dica é fazer do LinkedIn um local para estar sempre conectado com essas pessoas.

Daniel Winograd, Consultor Sênior da Michael Page, ainda acrescenta: 

Certifique-se de alimentar o seu Linkedin com conexões tomadoras de decisão/recrutadores em empresas ou segmentos de seu interesse. Através de suas ações na rede (curtida, compartilhamento e postagens) você ficará em evidência no feed dessas pessoas, e além disso você vai estar sempre com informações atualizadas sobre essas empresas ou setor, entre elas as vagas abertas.

Participar de redes sociais é um método comprovado de fazer novas conexões e se manter em contato com um mundo que é importante para você. Com tantas pessoas usando o Instagram, LinkedIn e Twitter (entre outros) para progredir em sua carreira, você não pode ignorar o poder das redes.  

Aqui estão algumas dicas importantes sobre como aprimorar os seus esforços digitalmente: 

  • Crie um currículo com todas as informações relevantes que um recrutador esteja procurando. Temos um modelo aqui
  • Inclua palavras-chave relevantes para sua função e setor no seu perfil e currículo; 
  • Cadastre seu currículo em sites de banco de currículos, como o LinkedIn e o Vagas, além de sites como o da Michael Page e Page Personnel; 
  • Mesmo que não esteja procurando emprego no momento, é importante estar com o seu perfil atualizado no mercado; 
  • Ative recomendações - uma poderosa comprovação das suas habilidades na visão de um recrutador; 
  • Adicione uma foto profissional ao seu perfil;  
  • Contribua com artigos, conselhos e opiniões em fóruns relevantes para aumentar sua visibilidade; 
  • Nunca coloque na rede algo que possa prejudicar sua credibilidade. 

Agora que você já sabe o que é e como realizar networking presencialmente e através das redes, que tal partir para a prática? 

Encontre mais dicas como essa aqui

Join over 80,000 readers!
Receive free advice to help give you a competitive edge in your career.