Se você deseja ter uma entrevista bem-sucedida e impactar positivamente seus entrevistadores, tente criar um espaço de diálogo no qual você também consiga fazer perguntas. Lembre-se que uma entrevista de emprego não é um interrogatório, mas sim uma conversa profissional. Sem a necessidade de serem complexas, algumas perguntas podem mostrar seu interesse no trabalho, sua ética e seu entusiasmo por aprender. Além disso, podem esclarecer dúvidas básicas que vão te ajudar a tomar decisões e abrir discussões em que possa demonstrar todo o seu potencial como funcionário.

A seguir, compartilhamos cinco perguntas inteligentes para abrir uma discussão positiva em entrevistas de emprego:

  1. Quais são os resultados esperados para os primeiros meses de trabalho?

Essa pergunta sugere que você está a um passo à frente, uma vez que mostra que você se considera preparado para a posição. Além de ajudar a identificar quais seriam suas tarefas específicas, você pode conhecer seus desafios e demonstrar como superá-los.

  1. Qual seria minha equipe de trabalho?

Perguntar sobre a equipe dá a entender que você é uma pessoa comprometida e disposta a trabalhar em grupo. O trabalho individual e autônomo é tão requerido quanto o em equipe, por isso procure uma maneira de expressar a harmonia entre os dois.

  1. Há oportunidade para meu crescimento profissional e pessoal?

Essa pergunta mostra que você reconhece a importância da capacitação e formação de habilidades como um meio de gerenciar e aumentar o desempenho dos negócios. Além de ser uma oportunidade de falar sobre suas habilidades, também é o momento de deixar claro quais são as competências que você não se sente tão confiante e que deseja treinar no futuro. A vontade de aprender e desenvolver são características bem vistas por qualquer empresa.

Descubra mais vagas

Encontre novas oportunidades

Atinja todo seu potencial no trabalho certo para você!

Descubra mais vagas
  1. Faça perguntas que mostrem que você conhece a empresa.

Na era da internet, você está a apenas um clique de todas as informações possíveis de uma empresa. Antes da entrevista, pesquise tudo o que puder sobre seu futuro empregador. Não fique em questões superficiais, mergulhe em suas redes sociais, perfis de possíveis parceiros, eventos e notícias. Descubra quais atividades eles realizam, além das tarefas rotineiras, e inicie conversas como:

“Soube que os funcionários foram recentemente à conferência XYZ.

Dentro do meu trabalho, há a possibilidade de eu frequentar esse tipo de evento?”

Se tudo der certo, você mostrará que pesquisou sobre a empresa e está atualizado com as notícias do mercado.

  1. Que tipos de redes de suporte existem para apoiar a cultura da empresa?

A empresa possui políticas de diversidade e inclusão? Apoia alguma instituição de caridade ou se envolve na arrecadação de fundos? Se houver programas desse tipo e você quiser participar, já deixe avisado. É possível que você possa fornecer algum tipo de suporte.

Por fim, lembre-se de que essa conversa é uma oportunidade de verificar se você realmente quer estar na empresa em questão, se é compatível com a cultura, benefícios, flexibilidade etc.

Envie seu currículo

Compare seu salário

Crie sua conta

Baixe nosso app!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo