Michael Page realizou uma pesquisa com os principais executivos de recursos humanos do varejo com o objetivo de entender melhor a percepção, necessidade e tendência para esse setor após esse cenário de pandemia. A partir dos inputs levantados pela pesquisa, identificamos 4 pontos relevantes:

  • Principal demanda de pessoas pós-pandemia;
  • Mudança no perfil profissional;
  • Omnicanalidade;
  • Principais soft skills desse novo perfil.

Principal demanda de pessoas pós pandemia:

Mais de 35% dos RHs acreditam que a área de Digital será a área com maior necessidade de reforço após pandemia. Isso se deve a grande mudança de hábito no consumo, com o cliente migrando cada vez mais para o consumo online. Exemplo de posições: Gerente de E-commerce e Gerente de Customer Success.

Mudança no perfil profissional:

Com toda essa migração da nova forma de consumo e negócio, é unanimidade para os RHs dos principais varejistas que o perfil do profissional contratado vai mudar, sendo analisada também outras características. Mais de 95% dos entrevistados, enxergam com bons olhos profissionais vindo de tecnologia para o varejo.

Omnicanalidade:

A omnicanalidade, ou “omnichanel”, é a integração de todos os canais de venda da empresa, sendo eles ON ou OFF. Para 95% dos nossos entrevistados, é muito relevante que nesse novo cenário de consumo que estamos migrando, o profissional já venha com experiência prévia nessa integração de canais. Consideram que esse é um fator muito importante para melhorar a experiência do consumidor.

Principais soft skills desse novo perfil:

Outro ponto r importante a ser comentado, são os soft skills do profissional para esse novo modelo de consumo. Indo em linha com as informações anteriores levantadas, para 45% dos entrevistados o principal soft skill é a flexibilidade, e para 35% criatividade/inovação.