É fácil deixar-se estagnar e ficar preso em um mesmo emprego por muito tempo. Nós gostamos de rotina e segurança, então, normalmente, não procuramos por novas oportunidades sem que seja necessário. Porém, isto não significa que você está no lugar certo.

Como indivíduos, muitas vezes superamos o local em que trabalhamos após certo tempo. Reconhecer isto e perceber que chegou a hora de procurar uma nova posição em outro lugar é uma parte importante do crescimento profissional.

Se você está começando a questionar se está no momento de seguir em frente em sua carreira, confira aqui 8 sinais que você precisa procurar um novo emprego.

1. Você não está mais aprendendo

Quando foi a última vez que você adquiriu uma nova habilidade? Ou que enfrentou um desafio real? Se você não tem se sentido estimulado ultimamente, talvez, seja melhor começar a pensar em um novo rumo para a sua carreira.

Aprender com o seu trabalho é extremamente importante. É isso que faz você evoluir como profissional e expandir o seu arsenal de conhecimentos. Sua carreira só pode progredir quando você está aumentando suas habilidades na mesma proporção.

Quando você já recebeu tudo o que era possível na sua posição ou empresa, é um bom momento para começar a procurar outras oportunidades.

2. Você não vê uma progressão de carreira dentro da empresa​

Similarmente, seu tempo neste emprego pode estar acabando se não vê uma oportunidade de progressão onde você trabalha. Permanecer estagnado na mesma posição por muito tempo pode afetar a sua satisfação e até mesmo sua performance em seu emprego.

Quando não há chance de promoção, as pessoas tendem a ficar desmotivadas. Quando isto acontece, o trabalho se torna uma obrigação. Claro, trabalho é sempre trabalho, mas é possível – e importante – amar aquilo que você faz. Caso isto não seja uma opção, é outro sinal para sair de onde está.

3. Você não se sente valorizado

Todo mundo quer sentir que está fazendo a diferença em sua empresa. Se não, é fácil perder a paixão naquilo que está fazendo.

Quando você não recebe feedback, suas sugestões parecem que não são ouvidas, ou em geral sente que sua equipe não te valoriza, está na hora de procurar lugar onde te verão como parte importante do todo. Você sabe que seu trabalho é importante, e as pessoas a sua volta também deveriam.

Já viu nosso e-book Guia Completo de RH - atrair, recrutar, integrar e manter?

4. Quando se vê procrastinando... Muito

Procrastinar faz parte da natureza humana. Mas se você realmente não consegue encontrar uma pequena parte do seu trabalho que te engaje e ache interessante, e você se encontra passando a maior parte tempo navegando por sites e redes sociais, repense sua situação.

Seu emprego deveria ser recompensador, não algo insuportável. Existe uma oportunidade em algum lugar que lhe trará animação e ambição para o seu dia a dia.

5. Você não consegue ser quem realmente é

Você evita falar o que pensa no trabalho? O ambiente é tão engessado que você não consegue nem ter uma conversa relaxada com seus companheiros de equipe? Sua ideia sempre é imediatamente descartada? Então, provavelmente, você já começou a se “editar”. Quando você para de ser autêntico, existe um problema. Embora permanecemos profissionais no local de trabalho (você provavelmente é diferente em sua vida pessoal), ainda sim é importante trazer sua personalidade para a mesa.

6. Sua conversa fora do escritório envolve quase sempre o trabalho

Falar apenas sobre o trabalho pode ser um sinal de problema. O equilíbrio entre vida profissional e pessoal está cada vez mais em foco no mundo corporativo, e com um bom motivo.

Se você não consegue tirar sua cabeça do escritório, é provável que ele está demandando muito de você. Todos falam sobre trabalho com amigos e família, mas há sempre outros tópicos de conversa. Não deixe seu trabalho dominar você de forma que não consiga passar um tempo com aqueles mais próximos sem pensar no que você precisa entregar no próximo dia.

7. Você tem tido mais problemas de saúde

Em casos mais sérios, o estresse ocasionado pelo trabalho pode ser o gatilho para vários tipos de complicações de saúde. Desde problemas de pressão até ataques de pânico e ansiedade, afetando de forma realmente negativa o seu cotidiano.

O estresse pode ser considerado como “ossos do ofício”, até mesmo quando chega a níveis mais alarmantes. Porém, ataques de pânico e ansiedade não são condições “normais” e, se você começar a experienciar este tipo de situação é um indicativo claro de necessidade de mudança de ares.

8. Você está pensando em sair

Se isto estiver em sua mente por um tempo, está na hora de se mover. Seja porque você não tem um bom relacionamento com seu chefe, precisa lidar com um ambiente negativo no trabalho, está entediado, ou todos acima, você apenas sabe que chegou a hora de mudar.

Considere todas as suas opções antes e, apenas realmente se movimente quando tiver um plano. É de extrema importância lidar com esta situação com o máximo calma e assertividade possível.

Se você quiser saber um pouco mais sobre oportunidades, acesse nossas vagas pelo nosso site ou entre em contato conosco.

Também temos uma série de artigos sobre mercado corporativo e dicas de recrutamento e seleção aqui.

Baixe nosso app!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo