Entrevistas com base em competências estão se tornando cada vez mais populares para prever o desempenho futuro do candidato. Essencialmente, através de uma série de perguntas comportamentais, o entrevistador lhe pedirá para descrever uma situação para demonstrar suas habilidades e isso é importante para a sua entrevista e para o seu futuro emprego.

Principais perguntas baseadas em competências

Utilizando da nossa experiência em recrutamento de mais de 40 anos, juntamos uma lista abrangente das principais perguntas baseadas em competências, agrupando-as em cinco categorias - Individual, Administrativa, Analítica, Interpessoal e Motivacional.

Competências individuais

Referem-se aos seus atributos pessoais: sua determinação, persistência, conhecimento, independência, decisão de riscos e integridade pessoal.

Uma pergunta típica: Conte-me sobre alguma vez em que seu trabalho ou uma ideia foram desafiadores.

Competências administrativas

Sua capacidade de “tomar conta” de outras pessoas, liderança, empoderamento, pensamento estratégico, sensibilidade corporativa, administração de projetos e controle administrativo.

Uma pergunta típica: Conte-me sobre alguma vez em que você levou uma equipe a alcançar seu objetivo.

Competências analíticas

Suas habilidades de tomada de decisão: inovação, habilidades analíticas, solução de problemas, aprendizado prático e atenção aos detalhes.

Uma pergunta típica: Conte-me sobre alguma vez em que você identificou um novo problema ao aproximar-se de uma situação.

Competências interpessoais

Competência social. Vários locais de trabalho funcionam à base de equipes de projeto, e quanto mais colaborativas elas são, mais probabilidade elas têm de crescer.

Uma pergunta típica: Descreva uma situação em que você uniu pessoas para trabalharem juntas.

Competências motivacionais

O que te move; resiliência, motivação, orientação de resultados, foco em iniciativa e qualidade.

Uma pergunta típica: Quando você trabalhou o máximo que pôde e sentiu a sensação de realização?

Dica de ouro para responder às perguntas baseadas em competências

As respostas ideais para perguntas feitas sobre competências devem ser muito bem estruturadas. Por isso recomendamos a técnica STAR:

Situação,

Tarefa solicitada para atingir resultados,

Ação que você tomou,

Resultado dessa ação.

Ter uma técnica para responder a perguntas de uma entrevista é importante. No entanto, acreditamos que você pode se beneficiar ainda mais por meio de um entendimento profundo do que será exigido de você, junto com exemplos de possíveis perguntas que podem lhe fazer.

Lembre-se, seja você mesmo ao responder às perguntas de competência; utilize exemplos reais e relacione-os à sua experiência, como você reagiu ou como você se sentiu. Estas perguntas não são pegadinhas, elas são designadas a criar uma correspondência maior entre o indivíduo e a organização. Com um pouco de preparação, você logo descobrirá que entrevistas baseadas em competência representam uma oportunidade sem precedentes de descrever alguns de seus melhores momentos a um público cativo.

Para mais conselhos úteis relacionados à carreira, siga-nos no LinkedIn.

Baixe nosso app!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo