Muitos empregadores pedem que você forneça suas referências como parte da candidatura em algum processo seletivo ou em algum momento durante as entrevistas de emprego.

Mas o que é uma referência pessoal? Qual é a melhor forma de apresentar suas referências pessoais para o recrutador?

Neste artigo, os headhunters da Michael Page dão algumas dicas valiosas para o momento de repassar suas informações.

Antes de continuar sua leitura, veja o e-book Guia Completo do RH

A referência pessoal nada mais é do que uma breve avaliação do seu perfil como indivíduo. Pode ser fornecida por alguém que o conhece fora do trabalho, como um amigo, um professor ou familiar, por exemplo. Em vez de cobrir suas habilidades e competências no local de trabalho, a referência pessoal cobrirá a sua personalidade e caráter, além de comportamento e ética.

Quando a referência pessoal é necessária?

Referências pessoais são, geralmente, necessárias como parte de um processo seletivo para um novo emprego, programa educacional ou formação profissional.

Quando solicitadas, é recomendado que as pessoas indicadas sejam previamente informadas e que estejam prontas para serem contatadas assim que o pedido for feito pelo empregador ou recrutador. As empresas, normalmente, solicitam referências durante ou após a primeira rodada de entrevistas como forma de verificar qualquer informação que tenham adquirido durante a conversa.

Por que referências são necessárias?

Ao empregar novas pessoas, a maioria das empresas procura não apenas colocar alguém com o conjunto certo de habilidades e experiência, mas também uma pessoa que se encaixe bem com a equipe existente, que realmente se torne um membro da equipe e que possua uma influência positiva na organização.

Conseguir um bom equilíbrio entre tudo isso pode ser difícil olhando apenas o currículo ou as referências profissionais, pois estes se concentram nas habilidades e experiência do candidato.

Já uma referência pessoal pode fornecer informações sobre sua personalidade e como você, provavelmente, se encaixaria na empresa em questão. Ter afinade com a equipe é absolutamente essencial e enxergar isso se torna o fator decisivo em grande parte dos processos de recrutamento.

As organizações preferem contratar alguém que tenha um grande fit cultural em detrimento de outro com mais experiência. Habilidades e experiência podem ser aprendidas, ao passo que um bom ajuste cultural é o mais difícil de conseguir posteriormente. Portanto, ter uma forte referência pessoal pode abrir as portas para futuras oportunidades de trabalho e ser o fator decisivo quando a competição é dura.

Quem deve fornecê-la?

Referências pessoais podem ser dadas por professores, mentores, líderes de grupos ou clubes, bem como vizinhos, amigos e familiares. Aqueles que fornecem a referência devem conhecê-lo bem e serem capazes de dar exemplos que reafirmem o que foi dito e passado por você ao entrevistador.

Sendo amigos e familiares árbitros aceitáveis, é melhor que você escolha alguém que não seja um familiar imediato, pois a opinião deles pode ser interpretada como tendenciosa, é claro.

O que deve ter uma referência pessoal?

Uma referência pessoal deve ser endereçada ao gerente de contratação, ou a quem a solicitou, e incluir algumas informações específicas. É importante que ela cubra a sua relação com a pessoa indicada e por quanto tempo se conhecem. Também, deve incluir exemplos de seu caráter, personalidade e ética de trabalho.

É muito interessante que as pessoas que serão suas referências procurem concentrar-se em duas ou três de suas qualidades mais fortes e fornecer exemplos específicos para respaldá-las. No documento, deve constar os dados das pessoas, como e-mail, telefone, cargo e nome completo.

Para que relamente seja válida no processo, a referência pessoal deve ser inspirada nos requisitos solicitados pela posição em questão. A atenção aos detalhes, aqui, pode fazer uma grande diferença.

Se você quiser saber mais sobre este e outros temas sobre carreira e corporativismo, dê uma olhada em nosso site, na sessão de dicas.

Baixe nosso app!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo