Se alguém te pedisse, agora mesmo, para contar um pouco sobre você, como seria a sua resposta? Esta é sua chance de causar uma boa primeira impressão.

Uma pergunta comum nas entrevistas, porém difícil de responder. Afinal, como você pode resumir quase todas as suas experiências e habilidades em apenas uma resposta?

A boa notícia é que essa pergunta não é um bicho de sete cabeças, ela é mais fácil do que você imagina. Você só precisa de uma resposta estruturada que seja específica, relevante e impressionante. Veja nossas dicas:

Seja específico sobre suas realizações

Os recrutadores sempre querem que os candidatos sejam específicos em suas entrevistas de emprego. Ao invés de listar suas habilidades, eles preferem ouvir exemplos concretos de suas realizações que os ajudem a formar uma imagem do que você realmente pode fazer.

Também gostam de ouvir dados e resultados para saber sobre suas realizações, o que facilita mostrar como você fez a diferença em seu último local de trabalho. No lugar de dizer "Eu tenho sólidas habilidades de gestão de projetos", use exemplos de seus trabalhos anteriores, tais como "Liderei um projeto que aumentou as vendas em X %" ou "Eu salvei para a empresa X reais".

Use exemplos onde você terá muito para falar, pois, provavelmente, o recrutador fará perguntas baseadas nas suas respostas. Torne isso mais fácil para você, escolha tópicos em que tenha muita experiência e goste de falar sobre.

RELACIONADO: Como responder a perguntas com base em competências

Torne sua resposta relevante

Ao escolher quais exemplos usará, escolha partes da sua carreira que sejam mais compatíveis com o cargo para o qual você está sendo entrevistado. Faça uma pesquisa sobre a posição e quais são suas principais exigências. Pense sobre as principais habilidades que você precisará usar no cargo e quais habilidades você desenvolveu no passado que mostram que você tem o perfil ideal para o cargo.

Use exemplos que ajudarão o recrutador a te fazer perguntas sobre eles. Não se esqueça: uma entrevista de emprego é uma via de mão dupla e, às vezes, um entrevistador, sem muita competência, pode te fazer sair correndo. Se lhe for feita uma pergunta mais geral e você não tem certeza de qual é a resposta que querem ouvir, você pode pedir esclarecimento.

Esteja consciente com quem você está se encontrando e o porquê. Pesquise a empresa de antemão para ter uma ideia dos seus fundamentos e onde eles cabem dentro da organização. Você também pode descobrir como construir um relacionamento humano com os recrutadores.

Dê respostas curtas e impressionantes

Mantenha suas respostas curtas, diretas e otimistas. Muitos candidatos começam a divagar quando são convidados a se apresentar, o que não somente deixa de impressionar o entrevistador como gasta um tempo valioso. Os recrutadores não querem ouvir sua história de vida, eles querem um resumo da sua vida profissional anterior. Você possui completo controle para dar uma resposta focada, realçando suas maiores realizações.

Se você gastar 10 minutos dando um resumo excessivamente detalhado da história da sua carreira, haverá menos tempo para discutir sobre outras áreas importantes relacionadas as vagas. Dois ou três minutos contando sobre suas principais realizações devem ser suficientes. Direcione o recrutador para sua realização mais impressionante e garanta que tudo o que você falar refletirá suas principais habilidades.

Estruture sua resposta

A forma como você apresenta sua resposta é frequentemente tão importante quanto o que você está dizendo. Você precisa envolver o entrevistador, pois se ele não está envolvido nessa fase da entrevista, será difícil recuperar sua atenção. Foque em ter uma boa estrutura e apresentar um resumo curto e conciso sobre suas experiências.

1. Experiência

2. Raciocínio

3. Oportunidade para acompanhamento

A prática leva a perfeição

Vale praticar sua apresentação antes da entrevista para que você possa responder com confiança e pareça mais relaxado. Idealmente, você deve parecer calmo e confiante – ensaiar irá ajudá-lo a apresentar uma resposta mais tranquila.

Para mais dicas práticas de entrevista, dê uma olhada em nossas Dicas de Carreira Profissional.

Baixe nosso app!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo