1. Introdução

O PageGroup é formado pelas seguintes empresas, em relação aos quais se aplicam os termos desta política de privacidade: Michael Page International do Brasil – Recrutamento Especializado Ltda, Page Personnel do Brasil – Recrutamento Especializado e Serviços Corporativos Ltda e Page Interim do Brasil – Recrutamento Especializado Ltda.

As empresas do PageGroup ("PageGroup", "nós", "conosco" ou "nosso") estão empenhadas em proteger a privacidade de nossos candidatos, clientes e usuários de nosso website. Queremos fornecer uma experiência de usuário segura e protegida. Garantimos que as informações que você nos enviar, ou que coletamos, por meio de vários canais (incluindo nosso site, por meio de correspondência escrita (incluindo e-mail), conversas ou reuniões com nossos consultores, ou por meio de qualquer um de nossos escritórios ou sites em todo o mundo), é usado apenas para os fins definidos nesta política.

O PageGroup realiza o monitoramento contínuo da sua Política de Privacidade, e tem como prática sua revisão, no mínimo, a cada 1 (um) ano. Esta versão inicial reflete apenas o tratamento dos dados pessoais realizado a partir do seu site. Em breve, buscaremos seu desenvolvimento e ampliação.

Para efeitos desta Política de Privacidade, o controlador dos dados pessoais é o PageGroup e os nossos dados de contato encontram-se descritos na seção Contatos no final desta Política de Privacidade. As menções nesta Política de Privacidade ao PageGroup referem-se às empresas: Michael Page International do Brasil – Recrutamento Especializado Ltda.. Page Personnel do Brasil – Recrutamento Especializado e Serviços Corporativos Ltda. e Page Interim do Brasil – Recrutamento Especializado Ltda.

Através desta Política de Privacidade, pretendemos informá-lo sobre os tipos de dados pessoais que recolhemos dos candidatos, os fins para os quais os utilizamos e a forma como os dados são tratados. Também pretendemos cumprir a obrigação de transparência nos termos da Lei 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados), a seguir denominada LGPD.

Em caso de quaisquer dúvidas, pedimos a gentileza de entrar em contato conosco, por meio do e-mail [email protected].

2. Fundamentos

O PageGroup, quando trata de dados pessoais, respeita os seguintes fundamentos:

  • I - o respeito à privacidade.
  • II - a autodeterminação informativa.
  • III - a liberdade de expressão, de informação, comunicação e de opinião.
  • IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem.
  • V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação.
  • VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor.
  • VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

3. Quais tipos de dados pessoais coletamos?

Através dos meios de contato disponíveis, o PageGroup coleta e utiliza alguns dados pessoais. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).

E, à luz da LGPD, coletamos o mínimo necessário de dados pessoais para desempenho de nossas atividades. De modo geral, coletamos os seguintes dados pessoais:

  • a. Nome
  • b. Telefone
  • c. E-mail
  • d. Localização
  • e. Cargo
  • f. Currículo

Ocasionalmente, isso também incluirá informações pessoais sensíveis, e outros documentos, como certidões negativas criminais (restrito às hipóteses permitidas legalmente).

A coleta desses dados ocorre principalmente quando o titular entra em contato com o PageGroup, para solicitar informações a respeito dos serviços oferecidos e para solicitar atendimentos direcionados, por meio da nossa central de atendimento.

Quando recebemos seus dados e currículo eletronicamente, isso pode ocorrer por meio de uma inscrição direta em um de nossos sites ou uma inscrição que você fez por meio de um site de vagas de terceiro.

A finalidade do tratamento desses dados é possibilitar o contato entre os titulares e o PageGroup, bem como possibilitar que o Titular conheça os serviços oferecidos e tire suas dúvidas.

Provavelmente, obteremos mais informações pessoais sobre você durante o curso de nosso relacionamento. Essas informações podem ser obtidas diretamente de você ou de terceiros, como organizações para as quais fornecemos o seu currículo e que se comprometeram com você por ter se candidatado a uma vaga. Contudo, as fontes, as categorias, a finalidade e a base legal dos dados coletados em nosso website são estas:

3.1. Acesse ou Cadastre-se

3.2. Envie seu currículo

3.3. Aplique agora

3.4. Entre em contato

3.5. Entre em contato

3.6. Envie seu CV

3.7. Trabalhe conosco

3.8. Recrute conosco

Ainda, manteremos, usaremos e divulgaremos suas informações pessoais para fins comerciais legítimos, incluindo:

  • Para fornecer nossos serviços a você.
  • Para manter nossa relação comercial, onde você é um usuário de nosso site, um cliente ou candidato.
  • Para permitir que você envie seu currículo para se candidatar a vagas em geral, para se candidatar a vagas específicas ou para se inscrever em nossos alertas de vagas.
  • Combinar os seus dados com as ofertas de trabalho, para nos ajudar a encontrar uma posição que seja mais adequada para você e para enviar as suas informações pessoais (incluindo informações pessoais sensíveis) aos clientes, a fim de se candidatar a vagas.
  • Para reter seus dados e notificá-lo sobre futuras oportunidades de trabalho além do papel específico para o qual você nos contatou.
  • Para responder às suas perguntas.
  • Direcionar produtos e serviços para o mercado, informá-lo sobre novidades e atualizações do setor, eventos, promoções e competições, relatórios e outras informações. Antes de fazermos isso, você terá a opção de cancelar essas comunicações e uma opção de cancelar a assinatura também será fornecida com cada comunicação.
  • Cumprir as obrigações contratuais com nossos clientes.
  • Fornecer outros serviços a você, compartilhando suas informações pessoais com outras empresas dentro de nosso Grupo de empresas, bem como com terceiros de confiança.
  • Divulgar informações pessoais para autoridades competentes, se formos obrigados ou autorizados a fazê-lo.
  • Nosso site usa um serviço de gravação de site que pode registrar cliques de mouse, movimentos de mouse, rolagem de página e qualquer texto inserido em formulários do site. Os dados coletados por este serviço são usados para melhorar a usabilidade do nosso site. As informações coletadas são armazenadas e usadas para relatórios agregados e estatísticos, não sendo compartilhadas com mais ninguém.
  • Para lhe proporcionar um conteúdo personalizado no nosso site, com uma comunicação mais relevante nos nossos e-mails, e com um atendimento personalizado dos nossos consultores, monitoramos e registramos a sua utilização e interação com o nosso site e e-mails. Utilizamos uma empresa prestadora de serviços terceirizados para nos ajudar a registrar, armazenar e analisar essas informações para determinar a melhor forma de fornecer os nossos serviços. Asseguramos que nenhum atributo de identificação pessoal seja registrado neste banco de dados e, além do nosso provedor de serviços escolhido, não compartilhamos essas informações com nenhuma outra empresa ou afiliada.
  • Podemos processar, de acordo com os regulamentos locais, certos dados pessoais sensíveis que você inclui nas informações que nos envia, por exemplo, se você incluir informações sobre sua saúde, religião ou origem étnica no currículo que você nos enviar. Temos procedimentos em vigor para limitar nosso uso e divulgação de tais dados sensíveis, que poderão vir a ser anonimizados, exceto quando permitido por lei.

Iremos processar apenas os Dados Pessoais essenciais para o cumprimento dos Serviços.

4. Por quanto tempo armazenamos os dados pessoais?

Os dados pessoais armazenados pelo PageGroup permanecem retidos por um prazo que poderá variar de acordo com a finalidade do tratamento dos dados pessoais.

Via de regra, em respeito ao seu direito à privacidade da informação, periodicamente, revisamos a nossa base de dados, para saber se as informações registradas ainda são necessárias e atualizadas, para o alcance da finalidade inicialmente pretendida.

Após esse prazo, caso verificada a ausência de fundamento legal para o tratamento dos dados, os eliminamos da nossa base, salvo se, justificadamente, possam ser anonimizados, ou sejam necessários ao cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

5. Com quem compartilhamos os dados pessoais?

O PageGroup compartilha informações coletadas a partir do site com as empresas do grupo e organizações parceiras, sempre respeitando os direitos dos titulares e desde que sejam:

  1. Com empresas parceiras ou fornecedores, na prestação dos nossos serviços voltados ao Titular.
  2. Com autoridades, entidades governamentais ou, ainda, com terceiros, para a proteção dos interesses do PageGroup em qualquer tipo de requerimento, incluindo ações judiciais, processos administrativos ou requisições de autoridades que detenham competência legal.

De modo mais objetivo, podemos citar as seguintes organizações com as quais, a depender da finalidade do tratamento, o PageGroup compartilha alguns de seus dados pessoais:

Outras empresas do nosso grupo no Brasil

Quando você estiver registrado como candidato na nossa base de dados, compartilharemos suas informações pessoais com outras empresas do PageGroup no Brasil.

Compartilharemos suas informações pessoais conforme descrito acima para qualquer um ou todos os seguintes fins:

  • para fornecer a você serviços de recrutamento.
  • para o desenvolvimento comercial.
  • para desenvolvimento e teste de sistemas.
  • para desenvolvimento e marketing de outros produtos e serviços.
  • para melhorar nosso atendimento ao cliente e tornar nossos serviços mais valiosos para você.
  • para adaptar os nossos websites quando você se cadastrar para torná-los relevantes para você pessoalmente.

Clientes

Divulgamos suas informações pessoais a clientes que tenham vagas de empregos em relação aos quais você tenha interesse.

Terceiros de confiança

Compartilharemos suas informações pessoais e, quando necessário, suas informações pessoais sensíveis com terceiros de confiança, onde as tivermos armazenadas para fornecer serviços que você ou nossos clientes solicitaram, tais como:

  • Verificação de referência de emprego.
  • Verificação de qualificação.
  • Verificação de certidões negativas criminais (conforme necessário e de acordo com limites legais).
  • Verificação de detalhes que você forneceu de fontes de terceiros.
  • Avaliações psicométricas ou testes de habilidades.

Também compartilharemos suas informações pessoais com terceiros que desempenham funções em nosso nome e nos oferecem serviços como:

  • Consultores profissionais.
  • Fornecedores de análise de dados.
  • Consultores de TI realizando trabalho de teste e desenvolvimento em nossos sistemas comerciais de tecnologia.
  • Pesquisa e mala direta.
  • Coordenadores de evento.

Exigimos de terceiros padrões mínimos de confidencialidade e proteção de dados.

Agências reguladoras e autoridades competentes

Conforme observado acima, se recebermos uma solicitação de um órgão regulador ou autoridade competente, e se permitido pela LGPD e outras leis, podemos divulgar certas informações pessoais a esses órgãos ou autoridades.

Novos proprietários de negócios

Se nós ou nossa empresa se fundir ou for adquirida por outra empresa ou sociedade, compartilharemos suas informações pessoais com os novos proprietários da empresa ou sociedade e seus consultores. Se isso acontecer, você será avisado sobre tal evento.

GOOGLE ANALYTICS

O Google Analytics é um serviço de web analytics que identifica padrões de navegação em nosso site e gera relatórios estatísticos a respeito destas atividades, de forma que possamos aprimorar as atividades desempenhadas pelo PageGroup. A política de privacidade do Google pode ser acessada aqui: Política de Privacidade – Privacidade & Termos.

LINKEDIN

O LinkedIn é uma rede social voltada a usuários que pretendem construir e/ou ampliar seu networking, sejam eles pessoas naturais ou jurídicas. A plataforma é focada em oportunidades de negócios e empregos, sendo um dos canais mais utilizados para estas finalidades em todo o mundo. A política de privacidade do LinkedIn pode ser acessada aqui: Política de Privacidade.

META (FACEBOOK, INSTAGRAM E OUTROS)

A Meta Platforms, Inc., nome comercial Meta, é um conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social, que detém a propriedade do Facebook, Instagram, Messenger e outros serviços. No canto inferior esquerdo da nossa página, há botões de acesso a estas redes sociais, para que o titular de dados, ao navegar pelo site, tenha acesso facilitado às nossas páginas nestas plataformas. A política de privacidade da META pode ser acessada aqui: Política de Dados

YOUTUBE

O YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos, utilizada para divulgar empresas, pessoas, produtos e serviços e, principalmente, para o entretenimento. No canto inferior do nosso site, há um botão de acesso direto ao nosso canal no Youtube. A política de privacidade pode ser acessada em: Política de Privacidade.

HOTJAR

Coletamos informações e estatísticas coletivamente sobre todos os visitantes dos nossos sites, por exemplo:

  • Qual área os usuários acessam com mais frequência. e/ou
  • Quais serviços os usuários mais acessam.

Nós apenas usamos esses dados de forma agregada. Essas informações nos ajudam a determinar o que é mais benéfico para nossos usuários e como podemos melhorar continuamente nossos serviços online para criar uma experiência geral melhor para nossos usuários.

Usamos o Hotjar para entender melhor as necessidades de nossos usuários e otimizar nosso serviço e sua experiência. Hotjar é um serviço de tecnologia que nos ajuda a entender melhor a experiência de nossos usuários (por exemplo, quanto tempo eles passam em quais páginas, em quais links eles escolhem clicar, o que os usuários gostam e não gostam, etc.) e isso nos permite construir e manter nosso serviço por meio de feedback do usuário.

Hotjar usa cookies e outras tecnologias para coletar dados sobre o comportamento de nossos usuários e seus dispositivos (em particular o endereço IP do dispositivo (capturado e armazenado apenas de forma anônima), tamanho da tela do dispositivo, tipo de dispositivo (identificadores exclusivos de dispositivo), informações do navegador, localização geográfica (apenas o país), idioma preferencial usado para exibir nosso site).

O Hotjar armazena essas informações em um perfil de usuário pseudônimo. Nem Hotjar, nem nós usaremos essas informações para identificar usuários individuais ou para combiná-las com outros dados sobre um usuário individual.

6. Quais cookies utilizamos neste site?

Um cookie é um pequeno arquivo de texto utilizado pelo nosso site, quando visitado por um usuário, com o objetivo de permitir um funcionamento adequado da plataforma, obter informações mais precisas e otimizar nossas campanhas de marketing e publicidade.

Executamos anúncios em banner direcionados e relevantes em vários sites permitidos em todo o mundo para apresentar a você empregos e conteúdo que acreditamos ser de seu interesse. Direcionamos esses anúncios com base em suas interações anteriores com nosso site, com nossos e-mails e através de seus contatos com nossos consultores. Sua interação com nossa publicidade pode ser usada para medir a eficácia de nossas campanhas publicitárias e para melhorar nossa estratégia de marketing de acordo com nossos interesses legítimos. Nenhuma campanha de publicidade ou tecnologia de rastreamento registra suas informações de identificação pessoal.

Você pode descobrir mais sobre nosso uso de cookies, incluindo como rejeitar cookies, em nossa Política de Cookies (inserir link) .

O PageGroup utiliza os seguintes tipos de cookies, de acordo com a ferramenta disponibilizada pela OneTrust:

Cookies estritamente necessários (Strictly Necessary Cookies)

Os cookies estritamente necessários permitem um funcionamento adequado do nosso site, não coletando e armazenando informações sobre você ou em relação às suas preferências. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações realizadas pelos usuários, como por exemplo salvar as suas preferências de privacidade, realizar log-in ou salvar informações para o preenchimento de formulários. Por essa razão, não é possível desabilitá-los.

Cookies de desempenho (Performance cookies)

Esse tipo de cookie coleta informações sobre como os usuários utilizam e navegam no site, como por exemplo:

a. Quais páginas os usuários acessam com mais frequência. 

b. Se o usuário recebe mensagens de erro de nossas páginas. 

Esse tipo de cookie não coleta informações que possam identificar um usuário. Todas as informações que esses cookies coletam são anônimas, servindo apenas para melhorar o funcionamento do site.

Cookies de publicidade (Targeting cookies)

São utilizados para verificar as preferências dos visitantes. É por meio dessas informações que conseguimos identificar as suas escolhas e utilizá-las em campanhas de publicidade ou em outros serviços similares, sempre respeitando suas preferências e privacidade. Podem ser usados, também, por terceiros para mostrar-lhe anúncios relacionados a você em outros websites.

Embora os Cookies descritos abaixo tenham sido identificados, a ferramenta utilizada não foi capaz de classificá-los através da metodologia adotada:

Para configurar as permissões de cookies do nosso site, acesse as “Definições de cookies”. Caso você queira saber como excluí-los ou restringi-los, use a configuração do seu navegador.

Para desativar os cookies em seu navegador, siga as instruções normalmente localizadas nos menus “Ajuda”, “Ferramentas” ou “Editar” no seu navegador. Observe que a desativação de uma das categorias de cookies não exclui, automaticamente, os cookies armazenados previamente em seu navegador, devendo ser realizada de forma manual pelo usuário.

Você encontrará mais explicações sobre como proceder clicando nos links abaixo.

Lembre-se de que se você bloquear cookies estritamente necessários em nosso site, não poderemos garantir o correto funcionamento de todas as funcionalidades e talvez você não consiga acessar determinadas áreas e/ou páginas.

Você pode descobrir mais sobre nosso uso de cookies, incluindo como rejeitar cookies, em nossa Política de Cookies.

7. Direitos do Titular

Nós estamos comprometidos com o cumprimento dos direitos dos titulares de dados pessoais, os quais estão previstos no art. 18 da LGPD. Saiba, antes de mais nada, quais são eles:

Para exercer seus direitos basta, a qualquer momento e de forma gratuita, realizar o preenchimento deste formulário ou encaminhar um e-mail para [email protected].

8. Oportunidades Iguais

O PageGroup é comprometido com a diversidade. Isso significa que todos os candidatos a vagas e funcionários receberão tratamento igual e que não discriminamos em razão de gênero, estado civil, raça, origem étnica, cor, nacionalidade, nacionalidade de origem, com deficiência, orientação sexual, religião ou idade.

Como parte do nosso compromisso com a igualdade de oportunidades, usaremos de tempos em tempos as informações fornecidas por você para fins de monitoramento da diversidade. Todas essas informações serão usadas de forma anônima. Clique aqui para obter mais informações sobre a diversidade.

9. Reclamações

Se você não estiver satisfeito com o uso de suas informações pessoais, pode entrar em contato conosco usando os detalhes na seção Contato abaixo. Você também tem o direito de apresentar uma reclamação ao Encarregado de segurança de dados para o email: [email protected].

10. Segurança da Informação

O PageGroup procura seguir as melhores práticas e recomendações do mercado relacionadas à segurança da informação. Por essa razão buscamos adotar medidas técnicas e administrativas para a proteção de seus dados pessoais.

Para tanto, nos comprometemos, ao menos, com as seguintes diretrizes:

  • Garantir que a Segurança da informação esteja alinhada ao nosso modelo de negócio, sendo tratada como área estratégica.
  • Assegurar o cumprimento de nossas obrigações legais para atender aos requisitos regulamentares e contratuais pertinentes às nossas atividades, relacionadas à segurança e privacidade de dados.
  • Garantir a prevenção de incidentes de Segurança da Informação e a continuidade do negócio.
  • Garantir segurança e privacidade no tratamento dos dados pessoais de todas as partes interessadas.
  • Tomar medidas disciplinares apropriadas para fazer cumprir as responsabilidades de privacidade de nossos colaboradores.
  • Assegurar que somente pessoas autorizadas tenham acesso às nossas instalações, às informações e aos sistemas de informação.
  • Conscientizar colaboradores e parceiros de eventuais consequências pela violação de privacidade ou de políticas de segurança.
  • Assegurar o treinamento contínuo e atualizado nas políticas e nos procedimentos de segurança da informação e privacidade, enfatizando as obrigações dos colaboradores pela segurança da informação e privacidade.
  • Registrar, analisar, investigar e tratar os incidentes de segurança da informação e privacidade, criando mecanismos de prevenção para evitar a sua ocorrência.
  • Múltiplo fator de autenticação para acesso às informações.
  • Implementação de Controles baseados nas Normas NBR/ISO 27001/2013, 27002/2013 e 27701/219.
  • Análises e testes contínuos de segurança da informação em nossos sistemas, feitos por times internos e externos.
  • Realização de treinamento em proteção de dados pessoais e supervisão da adoção das práticas a serem adotadas.

Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus dados pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle do PageGroup e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus dados pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Caso você identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados na sua relação com o PageGroup, por favor entre em contato conosco por meio das informações de contato indicadas.

11. Dúvidas

Para mais informações, pedimos a gentileza de entrar em contato conosco, através do nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO):

DPO: GEP Soluções em Compliance
E-mail: [email protected].
Formulário para contato: clique aqui!

12. Atualizações

Como estamos sempre buscando melhorar os nossos serviços e a forma como operamos, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas.

Como faço para entrar em contato com o PageGroup?

Entre em contato conosco aqui se tiver alguma dúvida sobre como processamos, armazenamos e compartilhamos suas informações pessoais.