Oito em cada dez cargos apresentaram aumento acima da inflação, aponta pesquisa recente realizada pela Michael Page, uma das maiores consultorias especializadas em recrutamento de média e alta gerência, parte do PageGroup. De acordo com o Estudo de Remuneração Michael Page 2024, 13 de 15 segmentos (Seguros, Secretariado, Tecnologia da Informação, Logística, Recursos Humanos, Marketing, Jurídico, Vendas, Financeiro, Agro, Engenharia, Construção e Bancário) figuraram entre os contemplados num período marcado pela instabilidade e leve recuperação da economia. O levantamento revela ganho real salarial em 82% dos cargos avaliados, enquanto 12% dos cargos avaliados não apresentaram mudança de um ano para o outro. Aqueles que registraram queda somaram 6% das posições. Dos 1453 cargos analisados, os aumentos que se destacam são:  100% para o cargo de especialista em Robot Process Automation (Tecnologia), 25% para o cargo de Gerente de Qualidade no setor petroquímico (Engenharia) e CFO (Finanças), com um aumento de 21%.

“A economia ainda está relativamente instável e com sinais graduais de recuperação. Essa retomada, mesmo que tímida, traz confiança às empresas e investidores, gerando mais empregos e uma maior renda. Isso garantiu, também, uma maior estabilidade para o horizonte de investimentos. Essas conquistas ajudam tanto na atração e engajamento de profissionais como também na melhoria do clima organizacional”. Explica Ricardo Basaglia, CEO do Michael Page no Brasil. 

Para elaborar o estudo, a Michael Page consultou, neste ano, cerca de 10 mil profissionais e empresas de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado atual. Os executivos consultados ocupam cargos que vão desde posições de suporte à gestão até diretoria. A empresa procurou entender como os profissionais enxergam sua carreira, a posição do empregador no seu desenvolvimento profissional e outros fatores que completam a remuneração.
 

A partir dessa consulta, a companhia conseguiu traçar a remuneração mensal de 1453 cargos em 15 setores (Agronegócio, Bancos e Serviços Financeiros, Engenharia e Manufatura, Finanças, Jurídico, Logística e Operações, Marketing e Digital, Propriedade e Construção, Saúde e Ciências, Recursos Humanos, Secretariado e AdministrativoSeguros, Tecnologia da Informação, Varejo e Vendas). Os cargos foram listados em faixas salariais mensais que variam de acordo com a experiência do profissional (analistas júnior, pleno, sênior, coordenador, gerência e diretor) e porte da empresa (pequeno, médio ou grande). 

13 de 15 setores estão com remunerações em alta 

A maior parte dos setores pesquisados apresentaram mais cargos com alta na média salarial, segundo o Estudo de Remuneração Michael Page 2024. Estão nesta lista os segmentos Agronegócio, Bancos e Serviços Financeiros, Engenharia e Manufatura, Finanças, Jurídico, Logística e Operações, Marketing e Digital, Propriedade e Construção, Recursos Humanos, Secretariado & AdministrativoSeguros, Tecnologia da Informação e Vendas. Já os setores que se destacaram pela estabilidade salarial foram Varejo e Saúde. 

Também foi feita a análise dos cargos por setor para entender o percentual de profissões contempladas pela remuneração em alta ou estável:

Em alta

Secretariado -- 100% dos cargos tiveram aumento

Jurídico -- 100% dos cargos tiveram aumento

Saúde -- 100% dos cargos tiveram aumento

Propriedade e Construção – 94% dos cargos tiveram aumento

Engenharia -- 91% dos cargos tiveram aumento

RH -- 85% dos cargos tiveram aumento

Agro -- 78% dos cargos tiveram aumento

TI -- 76% dos cargos tiveram aumento

Logística -- 72% dos cargos tiveram aumento

Bancário -- 70% dos cargos tiveram aumento

Seguros -- 68% dos cargos tiveram aumento

Marketing -- 61% dos cargos tiveram aumento

Finanças -- 57% dos cargos tiveram aumento

Vendas – 53% dos cargos tiveram aumento

Estável

Varejo -- 71% dos cargos tiveram aumento

Saúde e Ciências -- 49% dos cargos tiveram aumento



Sobre a Michael Page

Parte do PageGroup, a Michael Page é um dos maiores players mundiais em recrutamento de especialistas e gestores em níveis de alta e média gerência. Conta com mais de 26 áreas de atuação, dentre elas apresenta soluções na área de tecnologia e recrutamento com foco na diversidade e inclusão. 

Com uma gama soluções para recursos humanos, o PageGroup é um grupo inglês listado na bolsa de valores de Londres e está presente em 37 países. Atualmente, seus mais de 9 mil colaboradores atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para seu conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. No Brasil desde 2000, os consultores espalhados pelo país em nossos cinco escritórios (São Paul, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife) já realocaram mais de 40 mil profissionais em todo o país.

Para saber mais, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa: 

Conteúdo Comunicação 

Ricardo Morato

E-mail: [email protected]

Telefone: (11) 98799-5868 

Carol Freitas  

E-mail: [email protected]

Telefone: (11) 99196-3890

Summary

13 de 15 segmentos avaliados no Estudo de Remuneração Michael Page 2024 apontam alta salarial.

 

Join over 80,000 readers!
Receive free advice to help give you a competitive edge in your career.