A mudança no ambiente de trabalho é algo que vem se intensificando com o surgimento de novas tecnologias e modernização de equipamentos. Há 25 anos, muitas das pessoas que trabalhavam nos escritórios ainda utilizavam caneta e papel para executar a maior parte de seu trabalho. Agora, notebooks, smartphones e tablets são a norma.

A Michael Page compilou neste artigo algumas das principais mudanças tecnológicas que presenciamos atualmente no ambiente de trabalho e como elas modificaram este cenário.

Aproveite para ver como está o mercado da tecnologia no Barômetro de TI 2018

A nuvem

A tecnologia de armazenamento via nuvem modernizou a forma como se trabalha, oferecendo mais flexibilidade, segurança e a oportunidade de fazer back-ups regulares, além de soluções de recuperação.

As empresas se beneficiam por conta da colaboração e compartilhamento mais dinâmicos, rápidos e fáceis, o que permite aos colaboradores a possibilidade de trabalharem no mesmo documento, ao mesmo tempo, desde qualquer lugar.

Estas ações em nuvem poupam tempo e aumentam a produtividade. Atualmente, a tecnologia de nuvem está presente em quase todas as empresas e tornou-se algo usual no dia a dia corporativo – e ainda há espaço para crescer.

Big Data

O Big Data favorece o armazenamento de um grande volume de dados, o que permite às empresas que, ao empregaram uma equipe especializada em análise desses dados, consigam dados muito importantes para o sucesso de suas estratégias, desde tendências de mercado, nível de satisfação do cliente, até detectar áreas internas com pouca produtividade.

A análise correta de Big Data, quando combinada com a Inteligência Artificial, pode levar a resoluções rápidas, a novas formas de atuação e a novos produtos. No setor de Saúde, por exemplo, a tecnologia de IA pode acelerar a investigação de medicamentos exames e, potencialmente, descobrir novos usos para eles.

Tecnologia wireless

Embora já seja algo totalmente presente no universo corporativo e no dia a dia em geral, a tecnologia wireless (ou sem fio) surgiu a menos de 20 anos. Sua expansão dentro do ambiente de trabalho permitiu que os colaboradores trabalhassem em qualquer lugar, com muito mais mobilidade e liberdade – no refeitório, nas salas de reuniões, na mesa do chefe etc.

Também, a possibilidade de encontrar uma rede Wi-Fi em qualquer local e poder compartilhar documentos e informação com rapidez melhora a produtividade e a capacidade de o fazer através de um notebook ou smartphone, o que auxilia na colaboração imediata.

Um “escritório wireless” leva, também, a um espaço de trabalho visualmente mais limpo ao reduzir a quantidade de cabos visíveis.

Tecnologia de vídeo

Utilizada para entrevistas e comunicação entre escritórios, publicidade, branding, entretenimento, entre outros, a tecnologia de vídeo tornou-se indispensável. Um estudo realizado pela Cisco prevê que em 2019, 80% do tráfego global da internet corresponderá a vídeos online – cada vez mais curtos, é verdade.

O aumento das formações online em aulas EAD dos mais variados assuntos ou por videoconferência reduziu a necessidade de formadores estarem fisicamente no local. Além disso, quando falamos no recrutamento e seleção, aumenta-se a possibilidade de entrevistas via Skype caso a pessoa não more no local em que o recrutador se encontra.

Em geral, há mais flexibilidade e facilidade para que as reuniões ocorram com normalidade.

Realidade aumentada e virtual

A Realidade Aumentada e a Realidade Virtual são dois dispositivos que se complementam muito bem. O aumento da percepção de realidade trabalha com objetos do mundo real, enquanto a virtualização do que é real trabalha em um mundo artificial, mas de uma perspectiva mais técnica.

Ambas têm a capacidade de chegar às áreas sensoriais e emocionais do cérebro, servindo como grandes auxiliares em treinamentos e testes, principalmente. Sem falar nas experiências de usuários que tendem a melhorar com estas tecnologias.

Imagine uma conferência realizada em Nova York, por exemplo, e aqueles que não conseguem ir pessoalmente participando via Realidade Virtual: eles recebem uma experiência imersiva na qual conseguem se fazer presentes de forma quase integral, bem como aproveitarem o evento tanto quanto os que estão em Nova York.

A Realidade Aumentada também tem sido utilizada no mundo corporativo. Já é possível ver por aí cartões de visita usando a tecnologia, assim como projeções que se utilizam de informações baseadas em sua localização, muito vistas nos aplicativos e smartphones.

Quer saber mais sobre as mudanças no mercado e obter dicas para o mundo corporativo? Acesse nosso site e confira nossos artigos e estudos.

Baixe nosso app!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo