Decidir uma mudança de carreira não é algo fácil, principalmente quando você já teve alguma progressão dentro do seu setor.

Entretanto, a maior parte das pessoas atualmente no mercado realizará várias transições durante a jornada profissional, sendo ou não uma decisão própria.

Na verdade, a média de permanência nos empregos está cada vez menor, chegando em torno de três anos para cada alternância – o que significa que um jovem que entra agora no mercado de trabalho deverá ter, em média, cerca de 17 empregos diferentes durante sua carreira; um número realmente alto considerando que 50 anos atrás os trabalhadores tendiam a permanecer em uma mesma empresa até a aposentadoria.

Já pensou em como será o futuro do trabalho?

Esta mudança possui diversas razões, desde ligadas à própria mudança da legislação brasileira até as modificações no mercado global de trabalho.

De qualquer forma, independentemente da idade que você tenha ou patamar que você está em sua carreira, esta mudança pode ser feita através de um bom planejamento e estratégico. Aqui estão alguns dos passos chaves para maximizar suas chances de realizar este trajeto com sucesso.

Avalie suas opções de carreira

Embora você pode já ter decidido que quer uma transformação, é importante ter um plano estruturado antes de deixar seu emprego atual. Primeiramente, pense quais são as suas metas para essa nova página – incluindo os valores que você quer que permaneçam e que tipo de atividade lhe dá maior satisfação.

Também, olhe em listas de vagas e analise quais tipos de escopos e setores mais se alinham com seus objetivos e onde você pode utilizar as habilidade e conhecimentos que já adquiriu ao longo de sua jornada.

Tenha em foco suas habilidades, valores e interesses transferíveis

Apesar de haver a possibilidade de você não ter experiência no novo setor ou ramo que quer trabalhar, é provável que tenham certas habilidades e experiências que podem ser transferidas para esta nova carreira.

Por exemplo, mesmo se não tiver um treinamento específico, habilidades como uma boa comunicação com colegas e gestores e conseguir resolver problemas são procuradas em praticamente todos os ramos de atividade e podem ajudar a te colocar dentro de determinado segmento.

Pense sobre os seus valores e interessantes e veja como podem ser aplicados dentro da carreira que quer seguir – tenha isso explicitamente colocado em entrevistas.

Se o seu emprego dos sonhos necessita de certificações específicas que influem um certo nível de instrução, considere a possibilidade de cursos que possam te dar esta bagagem para que tenha uma maior chance dentro deste escopo.

Saiba como os seus potenciais gestores falam

Fique atento para palavras chaves e frases que normalmente são utilizadas em anúncios de vagas e em sites de empresas dentro do setor que você quer entrar. Quando se aplicar a vagas ou ir a entrevistas, falar a mesma linguagem que o seu entrevistador mostra que você fez sua parte da pesquisa e tem um bom fundamento e conhecimento sobre o setor.

Esteja preparado para uma movimentação horizontal ou um downgrade

Quando você está no processo de mudança de carreira, tenha em mente que a progressão pode ser lenta no início e que pode haver casos em que terá de dar um passo para trás em termos de senioridade. Considere este impacto (por exemplo, uma diminuição de salário) e tente fazer ajustes dentro de sua vida pessoal para que a transição seja feita de forma mais fluida.

Se você está considerando uma mudança de carreira, comece pelas nossas vagas mais recentes.

Baixe nosso app!

iOS App Store logoAndroid Google Play logo