Você está aqui

5 maneiras de aumentar o engajamento dos funcionários

 
Funcionários engajados investem em hora extra, esforço e iniciativa para contribuir para o sucesso da empresa. Eles possuem pensamentos de dono, trazendo entusiasmo, paixão e energia para o trabalho que desenvolvem. Além de motivados, comprometidos e leais, trabalhadores engajados são melhores profissionais, contribuindo para os resultados da empresa.
 
Iniciativas de engajamento precisam ser únicas, adaptadas às necessidades e motivações de cada individuo. Abaixo 5 maneiras eficazes de impulsionar o engajamento de seu funcionário:
 

Liderança inspiradora

 
Líderes competentes, apaixonados e proativos são essenciais para o engajamento do colaborador. Demonstrar interesse e investir tempo para compreender as necessidades e ambições de seu funcionário ajudará a faze-lo sentir que sua contribuição é valiosa para a empresa. Converse com ele regularmente para entender como sua experiência no local de  trabalho pode ser melhorada. Descubra o que os motiva e como eles definem sucesso, para que você possa criar um ambiente gratificante em que eles possam prosperar.
 

Crescimento e Oportunidades

 
Colaboradores engajados são estimulados a utilizar adequadamente suas habilidades, a fim de progredir profissionalmente. Converse com seu funcionario sobre seu plano de carreira. A empresa explora todo seu potencial? Existem novos projetos no qual ele possa trabalhar e desenvolver suas competencias? Discuta sobre as oportunidades de treinamento e desenvolvimento que possam ajuda-lo a progredir dentro da empresa e forneça feedbacks claros e consistentes sobre como ele pode melhorar seu desempenho.  
 

Propósito no Trabalho

 
Funcionários engajados acreditam que o trabalho que desenvolvem é importante e tem valor para a empresa. Eles acreditam estar contribuindo para algo significativo e se orgulham de seus esforços. Como gerente é crucial reforçar frequentemente a importância das funções de seus funcionários, ajudando-os a identificar uma relação direta entre suas atividades e o sucesso da empresa . Estabeleça metas e desafie seus funcionários para que eles adquiram um senso de proposito. Conceda autonomia e os envolva em importantes decisões para que se sintam significativos para a companhia.
 

Reconhecimento e Recompensas

 
Para manter um funcionário motivado a dar seu melhor pela empresa é importante que eles saibam que seus esforços serão reconhecidos e recompensados. Elogie-os regularmente e ofereça incentivos para que aprimorem ainda mais sua performance. Reserve um tempo para celebrar conquistas de forma que sejam significativas para eles. Bons beneficios e remunerações compativeis ao mercado são fatores chave de motivação, porém fornecer incentivos para maior desempenho gera no funcionário uma motivação extra para seu esforço.
 

Cultura voltada para pessoas

 
Empresas que colhem os beneficios de um time engajado entendem que os funcionários são seu maior patrimônio. Entenda as responsabilidades de seu pessoal e considere iniciativas que os permitam equilibrar a vida pessoal com a profissional. Incentive-os a balancear trabalho duro com diversão. Promova o intercambio de ideias, sugestões e melhorias. Um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam valorizadas e escutadas é crucial para o engajamento dos colaboradores.