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Usando as mídias socias na procura por oportunidades

Mais da metade das organizações usam as mídias sociais para selecionar potenciais novos funcionários, de acordo com pesquisa realizada pela CareerBuilder em janeiro de 2010. Nesse ponto, 53% das empresas pesquisadas disseram que já tinham usado as mídias sociais para verificar potenciais contratações, com outros 12% relatando que estavam pensando em adotar a prática. A preocupação é que 43% das mesmas organizações questionadas disseram que informações que tinham descoberto online fizeram que eles não considerassem um candidato para uma função.
 
É provável que as mídias sociais influenciem em sua procura de emprego, esteja você procurando de forma ativa ou não. Aqui estão nossas dicas para garantir que você use a mídia social para o seu benefício em sua busca por um novo emprego.
 

Selecione e escolha

Há uma infinidade de sites de redes sociais e fóruns online em que você poderia ter uma presença e interação. De um ponto de vista de gestão de tempo e esforço, provavelmente é melhor escolher alguns em que você gostaria de aumentara exposição do seu perfil profissional. Pense em quais os recrutadores, gerentes de recursos humanos e seus colegas de setor usam e use-os como uma prioridade. O setor e a função em que você trabalha irá desempenhar um papel, mas em geral websites como LinkedIn são mais úteis do que o Myspace para você começar a ser notado para uma nova função.
 

Complete seu perfil

Se você estiver com o objetivo de chamar a atenção de tomadores de decisão para contratação, apresente o quadro completo, de modo que aqueles que verem seu perfil sejam capazes de tomar decisões informadas sobre sua adequação. Inclua um histórico sucinto e completo de sua carreira e mencione quaisquer prêmios e formação relevantes. Certifique-se que a foto do perfil que você escolheu seja adequada ao contexto profissional - pense em fotos inteligentes, não fotos de você bebendo cocktails na praia. O mais importante - certifique-se de que os fatos que você declara sejam verdadeiros, informações em um domínio tão público são fáceis de verificar.
 

Destaque-se, online

O tempo de atenção online é, tradicionalmente, muito rápido, por isso certifique-se de chamar a atenção do leitor à primeira vista. Formate bem seu perfil usando parágrafos, subtítulos e pontos sempre que possível. Repita os nomes dos cargos que você está freqüentemente procurando em todo o seu perfil, de modo que você tenha uma chance melhor de ser classificado nos resultados de pesquisas. Sempre que possível (e sabemos que isso pode ser complicado se você está empregado atualmente) certifique-se de que esteja óbvio que você está aberto a novas oportunidades de carreira.
 

Demonstre seu conhecimento.

Se você escreve um blog relacionado a acontecimentos em seu mercado, conecte-o com o seu perfil. Da mesma forma, se sua conta do Twitter adicionará valor, conecte-a também. Observe que seu novo gestor em potencial está interessado que você se mantenha atualizado com as tendências da indústria, não sobre o que você comeu no café da manhã. Se houver a oportunidade de se envolver em debates de fórum, faça-o, tendo em conta que uma vez que você fale, estará para todos verem, então pense com cuidado sobre o ponto de vista que você está compartilhando.
 

Networking, Networking, Networking

Como é dito, conseguir um emprego é muitas vezes sobre quem você conhece, e se você se conecta com os principais participantes em sua indústria, dessa forma é provável que você esteja mais perto de sua função ideal. Networking não é um fenômeno novo, mas a capacidade de se conectar com as pessoas pelo meio online não torna o processo mais fácil de se gerenciar. Esteja ciente de que você não deve substituir as tradicionais interações pessoais.
 
Networking é uma relação mutuamente benéfica, assim também pense sobre o que você pode oferecer para suas conexões.
 

Apoio e referências

Depoimentos suportando suas conquistas desempenham um papel importante na formação de um perfil de candidato desejável. Mas alguns apoios tem mais peso do que outros, uma referência brilhante de um cliente satisfeito pode ser percebida como mais valiosa do que a recomendação de um colega com quem trabalhou em um projeto. Limite esses depoimentos em um grupo seleto, um número excessivo de apoios públicos parece que você está cortejando feedback favorável ao invés de ser proativo para você, como resultado de um trabalho bem feito.