Você está aqui

Como resolver conflitos

 
Você está sempre com a razão? Você tem certeza? Uma das principais razões para os conflitos no local de trabalho é que ambas as partes estão indispostas a admitir a derrota em um problema.
 
Os conflitos são comuns em muitas organizações, especialmente em empresas com um ambiente competitivo como o de vendas, mas eles só permanecem sem solução quando ambas as partes envolvidas acreditam que têm algo a "ganhar". Ainda assim, os conflitos não são sempre uma coisa ruim; eles podem inspirar a criação e a inovação em um processo de aprendizagem quando são tratados devidamente.
 

Gestão de conflitos

 
A maneira como você gerencia o conflito é extremamente importante; trate-o de forma ruim e as coisas podem rapidamente ficarem feias. Evitar lidar com um conflito nunca é uma coisa boa; gera ressentimento e permite que o conflito se acumule até um ponto de ruptura, momento em que é provavelmente tarde demais para se corrigir.
 
Uma das partes mais difíceis de se resolver um conflito é dar o primeiro passo. Você vai precisar marcar uma reunião com a outra pessoa; e se você aparecer na mesa dela sem avisar, ele pode achar que é um ataque.
 
Considere os seguintes pontos ao decidir como lidar com o problema:
 
Você deve sempre procurar resolver um conflito, mais cedo ou mais tarde, e não apenas para o seu próprio bem; toda a sua equipe pode sofrer se houver tensão desnecessária no escritório.
 
Antes de falar com a outra pessoa, faça uma lista dos pontos que você quer discutir. Sem o preparo para uma conversa, você pode acabar discursando para eles e piorar as coisas. Tenha uma conversa, não um confronto.
 
Diga a outra pessoa o por que é importante para você resolver o conflito. Saliente que passar seus dias em conflito uns com os outros pode ser ruim para a produtividade e o ambiente de escritório.
 
Não fique tentado a pensar que você tem que provar que a outra pessoa está errada, debater esse ponto não vai levar a qualquer lugar, o objetivo é o acordo.
 
Nunca assuma que alguém tenha feito ou dito algo por despeito; eles podem ter uma razão perfeitamente válida para suas ações, por isso é importante esclarecer a situação.
 
Defina um objetivo comum, como acordando que sempre vai ouvir a outra pessoa, mesmo se você não concordar com o que eles dizem.
 

Seja uma pessoa melhor

 
Tenha em mente que você quer chegar a uma solução para evitar que a mesma coisa aconteça no futuro e que você pode ser assertivo sem ser agressivo. Em alguns casos, quando o conflito está fora de controle e afeta seu trabalho, você pode considerar falar com alguém em seu departamento de RH. O RH pode ter seus próprios métodos e conselhos sobre como resolver um conflito no trabalho para a sua organização em particular.
 
Se você está com atrito no trabalho e não consegue resolvê-lo de forma eficaz, talvez seja a hora de procurar um novo emprego? Entre em contato conosco para podermos ajudá-lo nessa busca.