Are you meeting the expectatios of the emerging workforce

A forma como os profissionais são tratados durante um processo de candidatura é agora um fator decisivo para decidir se eles ingressam ou não em uma empresa, independentemente de a função ser adequada para eles.

Considerando isto, as empresas devem compreender as diferentes expectativas e preferências da força de trabalho emergente. Estas são as pessoas cujas competências e aptidões, entusiasmo, dinamismo e energia, as empresas querem trazer.

Mas o que os principais talentos esperam e por que a relação entre os potenciais candidatos e as empresas mudou?

Para explorar a mentalidade da futura força de trabalho, com foco nos millennials dentro do local de trabalho, conversamos com Mervyn Dinnen, autor multipremiado, blogueiro e influenciador técnico de RH após nosso recente evento, “'A mentalidade dos millennials ': Como recrutar e engajar os melhores talentos em seu local de trabalho".

Compreender as mudanças de demanda dos profissionais nos processos de contratação

Quase todos os negócios passarão por alguma forma de transformação digital, e é por isso que Mervyn destacou que é importante trazer pessoas que estejam confortáveis com a incerteza em torno da digitalização. O fundamental para atrair este talento é garantir que a experiência de se juntar a sua empresa se alinhe com suas expectativas.

"Precisamos deixar de pensar que se trata de atrair um certo subconjunto de pessoas e ampliar o pensamento para a forma como o mundo funciona hoje, explicou Mervyn. "O talento que precisamos para avançar, sejam eles de 21 ou 61 anos, espera ser contratado de uma certa forma".

Ao olhar para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho antes dos 30, as empresas precisam entender que esses profissionais cresceram em uma era de informações constantes, atualizações constantes e notificações constantes. "E não é uma moda, é a maneira como eles vivem suas vidas", enfatizou Mervyn.

"A forma como vemos as gerações tem que mudar. Devemos reconhecer que são as influências socioeconômicas, culturais e familiares durante a adolescência que moldam os valores, comportamentos e expectativas dos indivíduos. Para os millennials em particular, o que vemos como nova tecnologia e a nova forma de comunicar, é o comum para eles".

Future proof your talent pool

Sua comunicação com os candidatos está fazendo com que você perca o melhor talento

Hoje, ao fazer qualquer coisa on-line, a maioria das pessoas espera que as coisas aconteçam rapidamente e quer acesso fácil à informação. Quando se candidatam a um emprego, os profissionais não querem apenas se candidatar, querem todas as suas perguntas respondidas.

Em última análise, é sobre respeitar todo mundo, disse Mervyn. "Não importa de que geração eles fazem parte, mantenha-os informados para que eles saibam o que está acontecendo".

Seja direto sobre o tempo que vai levar para marcar as segundas entrevistas. Se vai levar duas semanas, diga a eles. Mervyn falou: "Queremos você de volta para outra entrevista, mas provavelmente será daqui a duas semanas". Precisamos conseguir a pessoa certa para entrevistar você, ou precisamos marcar uma avaliação". Ou até mesmo: "Nós gostamos de você; só precisamos ver mais pessoas porque..." Seja honesto; se você for honesto, as pessoas não se incomodam.

Por outro lado, se você sinalizar que talvez não tenha certeza sobre esse candidato, é provável que ele vá embora e explore outras oportunidades. A comunicação aberta e transparente é a expectativa entre os candidatos, em todas as gerações.

Assegurar uma experiência excepcional ao candidato é fundamental

A maneira mais simples de avaliar seu processo atual é candidatar-se a um emprego em seu próprio negócio. "Veja o quão difícil é. Você ficará surpreso com a quantidade de empresas que não fazem isso", comentou Mervyn. "Basta pedir às pessoas da empresa que se candidatem a empregos para ver como é, e obter seu feedback".

A segunda maneira de avaliar seu processo é perguntando aos candidatos sobre a experiência deles. "Entreviste pessoas. Não se limite a enviar um questionário, fale de verdade com eles", disse Mervyn. "Quer se os contrate ou rejeite, descubra o que eles gostaram e não gostaram no processo. Porque a principal razão pela qual as pessoas desistem de uma entrevista ou recusam ofertas é a forma como foram tratadas durante o processo".

Um erro que muitas organizações cometem é ver seu processo de recrutamento como um exercício de filtro. E não é. Essa mentalidade de que quem realmente quer fazer parte do negócio vai continuar no processo de candidatura, ou não é adequado para a empresa, está errada.

Mervyn sugere entrevistar todos os candidatos que se candidatam à sua empresa para averiguar o seguinte:

  • Como eles se sentem em relação à organização?
  • Como eles se sentiram em relação ao processo?
  • Eles se sentiram motivados?
  • Eles sentiram que a informação foi oferecida rápido o suficiente?
  • Eles se sentiram respeitados pela organização?

Os dois momentos de contato mais cruciais em um processo de contratação são a primeira e a segunda entrevista, quando você decide que quer trazê-los para a próxima etapa do processo, e depois de fazer uma oferta antes de eles começarem no cargo. Entretanto, o que várias empresas descobriram ao avaliar seus processos é que as informações entregues durante estas etapas são as mais baixas e a velocidade é a mais lenta. Portanto, se avaliar seu processo e descobrir que não está atendendo às expectativas dos candidatos em nenhum destes momentos, você sabe exatamente o que tem que mudar.

Se você quiser discutir como podemos ajudar a apoiar seus processos de contratação, entre em contato com o PageGroup hoje mesmo.


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