Lugar de potência é "o melhor encaixe do que você tem para entregar ao mundo com o que o mundo precisa”, diz Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup Brasil e autor do livro "Lugar de Potência: lições de carreira e liderança de mais de 10 mil entrevistas, cafés e reuniões”, publicado pela editora Alta Books. A obra soma os mais de 15 anos de experiência corporativa do executivo a uma extensa bibliografia sobre carreira e liderança, depoimentos de grandes executivos do mercado e exercícios práticos para promover uma transformação para o leitor. “Há muito conhecimento acumulado, mas que não é entregue na maioria dos cursos de graduação ou pós-graduação, ao mesmo tempo em que é cobrado do profissional no seu dia a dia de trabalho”, comenta Basaglia.  

A leitura é recomendada para profissionais que estão questionando avaliando suas carreiras, buscando respostas para os próximos passos. “Com a evolução da tecnologia na saúde, vamos viver mais e trocar de carreira de 4 a  6 vezes ao longo da vida. Então, o livro vem para despertar um processo para quem não se sente encaixado no momento ou até se sente, mas sabe que vai passar por muitas mudanças ainda. Não tem a ver com a senioridade de cargo e sim com o momento de carreira. Um dos momentos de maior estresse é quando você não tem convicção de que está no caminho certo. A maior parte das pessoas tem uma lista do que não quer mais fazer, mas não tem certeza sobre o que quer. O livro colabora nesse sentido. Inclusive, o livro não foi feito para ser lido na sequência. Você pode ir direto para a parte do livro que toca na dor do momento em que você está vivendo”, explica Basaglia. 

“Lugar de Potência” está dividido em quatro partes com teoria, técnicas, cases e exercícios, que levam o leitor do autoconhecimento ao topo da carreira. A seguir, Basaglia destaca algumas passagens do livro: 

  • Parte 1: Conheça-te e potencialize a ti mesmo 

"Decifre-se ou seja devorado: se vc não se conhece o bastante, vai esperar que alguém faça isso por você e te coloque em algum lugar. Você perde protagonismo e é devorado.” 

"O propósito é o corrimão do sucesso: chega um momento da vida que mesmo que você ganhe o dobro, não será o dobro feliz. A gente cresce ouvindo que sucesso é ganhar dinheiro, ser promovido, trabalhar em uma empresa com marca relevante, ter uma grande equipe etc. Virar essa chave é encontrar significado no que você faz. Só que significado não vem padronizado e ninguém nunca te contou. Não dá para falar de significado sem autoconhecimento ou você ficará preso ao sucesso na corrida dos ritos." 

  • Parte 2: Crescimento profissional, habilidades e ferramentas 

"Sobre criticar e fazer críticas: a partir do momento que a gente ganha experiência e enxergamos oportunidades de melhoria, a crítica é fácil. Sugerir soluções é que é o desafio.” 

"Equilíbrio para não surtar: mais do que performance, precisamos falar de longevidade. Não basta ser bom, tem que durar.” 

  • Parte 3: Próximos passos  

"Sabendo quem sou, defino para onde vou: a gente morre de medo de ser substituído por robôs, mas acaba tentando ser um. Não aja como robô. Defina o caminho que você quer e lembre-se que a carreira não é mais uma rota fixa como antigamente. Hoje você vai recalcular a rota várias vezes e está tudo bem.” 

"Não é o seu preço e sim o seu valor: a gente tenta se definir por caixinhas no mercado, cargos e nomenclaturas. A verdade é que você é único nas habilidades que soma e é justamente isso que te faz ser diferente dos outros e agregar o seu valor.” 

  • Parte 4: No topo 

"Alta performance individual: performance é ter clareza do que você quer entregar e construir, calibrando ritmo de entrega e limites. Quem tem que ter o PDI - plano de desenvolvimento individual - é a pessoa e não a empresa, sem terceirizar a responsabilidade sobre si. Performance é estar bem para entregar o seu melhor.” 

"A dor e o sabor de liderar: a maior parte das pessoas que querem ser líderes é em busca de status, benefícios, ganhar mais…. você tem consciência do peso de ser líder? Tem dimensão da responsabilidade disso?” 

“Esse livro transcende a área de carreiras profissionais.”— Prefácio escrito por Bernardinho, campeão olímpico de vôlei, economista e empresário. 

“Pragmático, leve e direto ao ponto. Basaglia combina um profundo conhecimento do mundo corporativo à uma visão crítica da essência humana, ajudando a quem quer crescer ou mesmo repensar sua carreira.”— Flávia Bittencourt, CEO Adidas - América Latina 

“Embarque nesse livro em uma jornada de autoconhecimento para despertar a sua melhor versão.”— Aksel Krieger, CEO da BMW Brasil 


Encontre o emprego dos seus sonhos e alcance seu máximo potencial.

Cadastre-se no MyPage

Ative nossa candidatura com um clique e inicie sua experiência personalizada de busca de emprego.

Criar conta

Encontre oportunidades

Procurando por vagas? Temos uma ampla gama de empregos para que você possa escolher.

Explorar vagas

Compare seu salário

Descubra como seu salário se compara com a média do mercado.

Comparar meu salário

Está à procura de novas oportunidades de trabalho?

Nossos consultores da Page Personnel podem te ajudar a obter uma entrevista.

Envie seu CV

Encontre o emprego certo para você

A nova ferramenta inteligente para encontrar o trabalho perfeito.

Envie seu CV
iOS App Store logoAndroid Google Play logo