Você está aqui

Quais características tem o gestor ideal?

Não existem regras e nem um manual para ser um bom gestor, mas dúvidas frequentes passam na cabeça desses profissionais: Como devo me portar para garantir a produtividade do meu time? Qual atitude garante resultados, mas também minimiza a evasão dos profissionais do meu time? Devo me afastar do operacional ou ter a mão na massa? Estas dúvidas são constantes e não possui uma única resposta. 

Por isso, durante o levantamento do nosso Estudo de Remuneração Michael Page 2017 conversamos com mais de 3000 profissionais em cargos de média e alta gerência sobre as características do seu gestor atual, e o que compreendem que seriam as características do gestor ideal. Descubra estes detalhes e veja se você se enquadra nestes padrões.

 

Sobre os gestores atuais

O primeiro dado é preocupante: 44% dos respondentes afirmam que não recebem feedbacks frequentes dos seus gestores. Isto revela um distanciamento do gerente com seu time, que gera alta instância as chances de uma atuação desconexa e que não está alinhada com os interesses dos tomadores de decisão.
 
De qualquer forma, mas ao mesmo tempo, 79% acreditam que seus chefes são transparentes, ou seja, mesmo sem o feedback frequente os gestores conseguem transmitir confiabilidade a seu time.
 
Outro ponto de atenção é que mais da metade dos respondentes afirmam que o seu líder não estimula o seu autoconhecimento. Este é um processo importante para a criação de resiliência e de um time que visa o desenvolvimento e juntos podem atingir resultados mais expressivos e soluções de problemas mais complexos.
 
Uma das características mais importantes de um gestor é dar autonomia para a tomada de decisões e para sugerir mudanças dentro da área de atuação e 88% dos respondentes afirmam que seu líder atual possui essa característica.
 
Metade dos respondentes se inspira no seu chefe e a outra metade não, 70% recomendariam seus gestores e quase 100% dos profissionais afirmam possuir um bom relacionamento com eles.
 

Sobre os gestores dos sonhos 

Temos diversas características, mas quais são aquelas que os profissionais mais valorizam?
 
De acordo com os respondentes o gestor que eles mais idealizam são os inspiradores – que posicionam-se como exemplo e busca fomentar as melhores práticas de trabalho para o time, os abertos – que posicionam-se de igual para igual e interage com o time aberto para diálogo -, os profissionais – que sabem separar as relações e dão mais foco ao relacionamento estritamente profissional – e os tomadores de decisões – que tomam decisões rápidas e procuram não acumular tarefas.
 
Você tem estas características? E o seu gestor?
 

 

Para saber mais detalhes de nosso pesquisa, e ainda descobrir se sua remuneração está alinhada com o mercado clique aqui