Você está aqui

Metade da gestão no Brasil não está satisfeita com a formação do seu time, saiba o porquê

Realizamos uma pesquisa com 3000 profissionais de alta e média gerência para o Estudo de Remuneração da Michael Page 2017, e 90% deles afirmaram gerenciar uma equipe. Quando questionamos sobre sua satisfação com a qualidade de sua equipe metade desses profissionais afirmaram estar satisfeitos e a outra metade não. Apesar disso, apenas 36% estão procurando profissionais para o seu time nesse exato momento. Essas contratações podem acontecer por dois motivos, por expansão (30%) ou pela substituição de um funcionário para uma posição específica (70%).

Enquanto as filas de desempregados em busca de um cargo não param de aumentar, as empresas continuam enfrentando dificuldade para encontrar profissionais para as vagas. 61% dos respondentes afirmam sentir dificuldade na busca.

O que pode explicar esse paradoxo de haver mais pessoas procurando por emprego e a dificuldade em contratar, é a falta de pessoas com experiência e a carência que o mercado enfrenta com soft e hard skills, características técnicas e de personalidade – como flexibilidade, trabalhar sob pressão, motivado, entre outras.

De acordo com a pesquisa as principais dificuldades que envolvem a busca e recrutamento de profissionais que estejam de acordo com o perfil que desejam estão: não encontrar profissionais com boa qualificação (74%), os salários e benefícios que empresa oferece não são atraentes ou estão abaixo do mercado (42%), por não ter suporte ou orientação para contratar com assertividade (17%) e a empresa não ter um nome atraente para os candidatos (10%).

Sobre a dificuldade em encontrar profissionais, atrelamos a duas principais razões: a falta de profissionais altamente qualificados no Brasil em experiências técnicas e o não acompanhamento de consultorias de recrutamento e seleção como a Michael Page, que tem a capacidade de encontrar e mapear o mercado de profissionais de forma que a contratação seja assertiva e vá de encontro com as necessidades da companhia.

Quanto a salários e benefícios, é fundamental que para que se tenha a capacidade de disputar os melhores talentos do mercado em relação a concorrência, eles estavam nivelados, de maneira que possa concretizar o interesse na contratação de profissionais com experiências consistentes e que podem efetivamente contribuir para os resultados da companhia sem uma futura insatisfação e ruptura.

Para saber mais sobre salários e benefícios, e descobrir se o salário de sua companhia está alinhado com o mercado confira o nosso Estudo de Remuneração de alta e média gerência da Michael Page para 2017.