Como selecionar e preparar as suas referências

Referências desempenham um papel crucial em sua busca por oportunidades. O que suas referências dizem sobre você pode garantir ou acabar com suas chances de conquistar um novo emprego, por isso é fundamental que você escolha as pessoas certas. Mantenha um bom relacionamento com suas referências e avise-as sobre a possibilidade da ligação de um recrutador. Leia as dicas abaixo para garantir que você obtenha as melhores referências possíveis.

Escolha suas referências

Para apoiá-lo em sua busca por oportunidades, é importante que você tenha uma lista de nomes relevantes. Escolha referências levando em conta os seguintes pontos:

• Profissionais com os quais você tenha trabalhado de maneira próxima nos últimos 5 anos;

• Profissionais plenamente conscientes de seus pontos fortes e que irão falar sobre você de forma positiva;

• Profissionais que consigam discutir suas habilidades e experiências no detalhe.

Suas referências podem ser gestores passados ou atuais, gestores de outros departamentos com os quais você trabalhou de perto, clientes, fornecedores ou colegas. Certifique-se de obter permissão antes de listá-los como referências e de que os cargos e detalhes de contato estejam atualizados.

Contextualize suas referências

Você deve preparar adequadamente suas referências para que elas consigam falar positivamente sobre você. Deixe-as cientes de que você está em busca de novas oportunidades e de que irá contatá-las quando o empregador solicitar por referências. Quando este momento chegar, informe-as sobre o job description e fale um pouco sobre a pessoa que irá contatá-la e quando isso acontecerá. É interessante que você compartilhe com sua referência como suas experiências e habilidades poderiam te ajudar na função a qual está se aplicando. Pode ser que ela use isso para criar uma imagem positiva de você perante o empregador.

Mantenha suas referências próximas

É importante manter contato regular com suas referências para que a relação permaneça forte. Mantenha-as informadas sobre sua procura por novas oportunidades e sobre os seus estágios em cada processo. Não se esqueça de agradecer pelo tempo que elas investiram falando sobre você, idependente do resultado. Cerifique-se também de que suas referências não contradizem seu CV.