7 razões pelas quais você não conseguiu o emprego

Um título mais correto para este artigo seria sete possíveis razões pelas quais você não conseguiu o emprego - pois toda requisição de emprego, entrevista e rejeição / sucesso será única. Há muitos fatores diferentes em jogo durante um processo de contratação, os quais podem ser quase impossíveis de prever um resultado. Mesmo que você tenha tido uma entrevista fantástica ou tenha um CV exemplar, pode haver alguém com uma pequena experiência adicional que pode te derrotar na busca pela vaga.

A dificuldade é: você nunca saberá. Em muitos casos os empregadores não irão fornecer um feedback a respeito do porquê você não conseguiu o emprego. Como especialistas em recrutamento, nós tentamos sempre oferecer aos nossos candidatos um feedback da entrevista, mas isso nem sempre é o caso de nossos clientes. Se você já experimentou uma rejeição de vaga recentemente, aqui estão algumas explicações dos possíveis porquês:

1. Seu CV não vendeu você

Em um mercado competitivo, o seu CV realmente precisa te destacar da multidão. Mesmo que em seu CV tenha uma boa experiência listada, ele pode muito bem ser ignorado se não chamar a atenção do leitor. Um bom currículo é uma forte combinação de habilidades relevantes e experiências com apresentação clara e concisa. Não coloque muita coisa e lembre-se de ajustar o seu CV para cada nova requisição de vaga, para que ele esteja adaptado para aquela função em particular.

2. Suas motivações não eram claras

Lembre-se, se o empregador recebeu um grande volume de requisições, ele estará à procura de razões para eliminar candidatos e diminuir a seleção. Às vezes, um empregador estará inseguro sobre as razões do porquê um candidato está se candidatando. Por exemplo, o seu CV pode indicar que você está qualificado demais para uma função, mas você pode estar especialmente interessado em trabalhar para a organização ou ganhar mais experiência no setor específico. Uma carta de apresentação detalhada pode ser útil nesse caso. Não seja rejeitado só porque você não explicou corretamente o porquê queria a vaga.

3. Você não demonstrou o seu conhecimento

A falta de preparação para entrevistas às vezes pode resultar na falta de demonstração da verdadeira extensão do conhecimento e experiência do candidato. Certifique-se de que você tenha pesquisado totalmente sobre a empresa e seja capaz de comunicar como suas habilidades são um bom ajuste para ela. Além disso, tenha uma série de fortes exemplos na manga no caso de você ser convidado a falar sobre situações específicas em que teve um impacto positivo.

4. Sem um boa compatibilidade com a equipe

A compatibilidade com a equipe refere-se ao modo como você combina seus propósitos e as perspectivas da empresa. Isto tem muito a ver com a sua personalidade e habilidades sociais, o que pode ser difícil de medir. Em alguns casos, você pode não necessariamente ter feito algo errado, mas simplesmente pode não ter ido bem com seu entrevistador ou pode ter uma abordagem diferente em relação ao trabalho. No entanto, demonstrar fortes habilidades de comunicação e uma atitude amigável e confiante sempre lhe manterá em boas graças.

5. Não pareceu que você queria

Parece bem óbvio, mas alguns candidatos simplesmente não mostram seu entusiasmo com a vaga ou a empresa. As vezes isso pode acarretar problemas, mas é importante mostrar entusiasmo genuíno em relação a vaga. Se houver dois candidatos muito semelhantes que disputam a mesma função, o empregador pode basear sua decisão no entusiasmo de um indivíduo em assumir a vaga, se for oferecida.

6. Apareceu alguém com mais experiência

Sim, às vezes está simplesmente fora de seu controle. Você pode ter um CV forte e ter tido um excelente desempenho na entrevista, mas a concorrência era muito forte. Isso pode muitas vezes se resumir a experiência no setor, ou seja, alguém apareceu e ele tem um desempenho extremamente similar em uma organização semelhante no mesmo setor.

Em tempos de incerteza econômica, os empregadores muitas vezes podem ficar avessos ao risco e não querer correr o risco de contratar pessoas de outros setores. Isso pode ser um fator limitante para eles e frustrante para você, mas não deixe que isso acabe com sua confiança.

7. Sua experiência não cumpriu os critérios específicos

Se você foi rejeitado sem uma entrevista, pode ser que seu CV não tenha cumprido os critérios específicos para a vaga. Os empregadores devem certificar-se de que todos os atributos essenciais sejam totalmente destacados na descrição da vaga. Sempre certifique-se de que você cumpra com os critérios essenciais (como experiência específica ou qualificações acadêmicas) antes de se candidatar.